O pensamento da gaia educação e a formação de um outro educador

Laisa Blancy Guarienti

Resumo


Disseminar o pensamento da obra Gaia Educação (2015) de Paolo Mottana (Unimib/Itália) através de passagens desta obra, de seus cursos e seminários no ano de 2017, em especial o de gaia educação e a implicação dele na formação de profissionais preocupados com a educação. O objetivo do escrito é trazer à tona inovações no pensamento acerca de uma outra educação possível e a formação de pessoas interessadas em conceitos pedagógicos que complementem os já instituídos. Os procedimentos do estudo são demonstrados através da análise das obras do autor, bem como dos cursos e seminários frequentados durante uma pesquisa realizada com Mottana. A escrita do texto está ancorada no levantamento de dados conceituais focados na busca pelo conceito da gaia educação e espera-se como resultado que seu pensamento seja proliferado em maior escala, engendrando novos cenários educacionais que acolham os procedimentos da formação de um “gaio educador”. Fazendo com que um leque amplo de profissionais da educação tenha como ferramenta didática esse conhecimento e essa formação específica. Com conclusões que projetem um pensar e agir num campo de estratégias de resistência a um ensino que prima à reprodução, a racionalização e a submissão perante aquilo que se é ensinado. Para afirmar a gaia educação se faz necessário afirmar uma mudança de postura ética, estética e política frente aos empecilhos que nos põem em constantes abalos.


Palavras-chave


Gaia Educação; formação; Paolo Mottana

Texto completo:

PDF HTML

Referências


DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. Trad. Peter Pál Perbart. São Paulo: Ed. 34, 1997.

MOTTANA, Paolo. Antipedagogie del piacere: Sade e Fourier e altri erotismi. Milano: Angeli: 2008.

MOTTANA, Paolo. Caro insegnante: Amichevoli suggestioni per godere (l)a scuola. Milano: Angeli, 2007.

MOTTANA, Paolo. Cattivi maestri: La contreoducazione di René Schérer, Raoul Vaneigem, Hakim Bey. Roma: Castelvecchi, 2014.

MOTTANA, Paolo. Eros, Dioniso e altri bambini: Scorribande pedagogiche. Milano: Angeli, 2011.

MOTTANA, Paolo. L’anima e il selvatico: Idee per ‘controeducare’. Bergamo: Moretti e Vitali, 1998.

MOTTANA, Paolo. L’ipergesto: disseminare utopia. Milano: Astoris, 2017.

MOTTANA, Paolo. La gaia educazione. Milano: Mimesis, 2015.

MOTTANA, Paolo. Il mèntore come antimaestro. Bologna: CLUEB, 1996.

MOTTANA, Paolo. Piccolo manuale di controeducazione. Milano: Mimesis ,2012.




DOI: https://doi.org/10.5902/1984644435865

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar