Mídia e diversidade na escola: formação cidadã e os multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644435331Palavras-chave:
Escola, Formação cidadã, MultiletramentoResumo
Não se deve atribuir às mídias culpa ou responsabilidade sobre a perpetuação de comportamentos sociais discriminatórios ou preconceituosos ainda que seja possível afirmar que as mesmas podem reproduzir, via discursos, ideologias que subjazem tais práticas. Em outro contexto, os diferentes documentos orientadores da educação brasileira que atribuem à escola o dever da formação cidadã, da leitura crítica e reflexiva da realidade, dos grupos sociais e suas práticas, não encontram respaldo no cotidiano das próprias instituições. Nesse artigo, com respaldo teórico nas DCNs (2010), PCNs (1997), OCEM (2006), Cope e Kalantzis (2006), Rojo (2012) e Oliveira e Mariotto (2010), unimos essas duas realidades para discutir como a escola deve trabalhar os discursos veiculados na mídia, em particular aquelas que fazem parte da realidade de consumo dos jovens na escola hoje. Para isso, investigamos o que se entende por formação cidadã e a relação que ensaiam com os conteúdos escolares nos documentos oficiais da educação brasileira, discorremos sobre o valor da pedagogia dos multiletramentos e defendemos a necessidade de se abordar conjuntamente as multiplicidades semióticas e a diversidade social para desconstruir discursos e práticas sociais.
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