Fundamentos formativos da Base Nacional Curricular Comum (BNCC): uma análise a partir de Zygmunt Bauman

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644434978

Palavras-chave:

Formação Humana, Currículo mínimo nacional, Zygmunt Bauman

Resumo

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, no diagnóstico do presente construído ao longo de sua obra, analisou a passagem da sociedade de produtores para um modelo de relações sociais pautada pela lógica do consumo. Em tal configuração, o consumo passa a ser o principal crivo que serve de princípio valorativo para as instituições e relações sociais de nosso tempo difundindo elementos como o individualismo, a efemeridade e o custo-benefício para diferentes campos que incluem a educação. A partir dessa premissa, o presente artigo visa discutir os fundamentos formativos presentes na Base Nacional Curricular Curricular (BNCC) para indicar de que modo tais elementos se materializam como projeto educativo no contexto brasileiro. Observou-se que o referido documento, ao pautar-se pelo conceito de competência, oferece segmento aos elementos já presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), ampliando a importância do desenvolvimento de traços individuais atrelados a exigências de um contexto de trabalho em constante modificação. Conclui-se que, nesse contexto, amplia-se a transformação do homem em mercadoria e minimiza-se o lugar do trabalho, que visto enquanto sinônimo de emprego e renda, perde seu espaço enquanto princípio educativo.

Biografia do Autor

Rafael Bianchi Silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação pela Unesp/Marília, Mestre em Educação pela Uel (2008). Atualmente é professor do departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (PPI/UEM).

Guilherme Elias da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Psicologia pela UNESP/Assis. Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

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Publicado

2020-03-29

Como Citar

Silva, R. B., & Silva, G. E. da. (2020). Fundamentos formativos da Base Nacional Curricular Comum (BNCC): uma análise a partir de Zygmunt Bauman. Educação, 45(1), e31/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644434978