A Importância do Pensamento Crítico em Inovações Curriculares: interface com a educação sexual emancipatória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644433096

Palavras-chave:

Pensamento crítico, Curso de Graduação de Medicina em currículo integrado, Processo de educação sexual emancipatório.

Resumo

A partir de uma pesquisa de doutoramento no campo da Educação em interface com a sexualidade, o presente artigo discorre sobre a importância da promoção do Pensamento Crítico (PC) em mudanças paradigmáticas curriculares no ensino superior. O lócus do estudo foi um Curso de Graduação em Medicina organizado em currículo integrado, orientado por competências, com quadro docente interdisciplinar e multiprofissional, e desenvolvido por metodologias ativas. Objetivamos, neste ensaio, problematizar o desenvolvimento do PC como elemento substancial na materialização de uma proposta curricular que visa uma transformação paradigmática educacional. Norteado pelo paradigma do materialismo histórico dialético, o ensaio configura-se como um estudo de caso que utiliza o método dialético para análise da realidade. Os instrumentos de coleta compreenderam o uso de questionário e, posteriormente, a entrevista semiestruturada áudio gravada. Para análise, foi utilizada a análise de conteúdo, com complementos da análise textual discursiva. Como resultado, registrou-se que o desenvolvimento intencional do PC é fundamental para a busca de uma transformação paradigmática educacional efetiva. Embora hoje sejam defendidos e divulgados vários elementos inovadores no processo de ensino e de aprendizagem, muitos docentes do ensino superior continuam agindo amparados no paradigma convencional acriticamente. Isso sugere que as práticas não promovem naturalmente o PC.

Biografia do Autor

Yalin Brizola Yared, Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE-Mestrado/UNISULLinha de Pesquisa: Educação em Ciências 

Líder do Grupo de Pesquisa GPECrit - Educação em Ciências e Pensamento Crítico CNPq/UNISUL
Membro do Grupo de Pesquisa EDUSEX - Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/UDESC

Sonia Maria Martins de Melo, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina/FAED/UDESC. Líder do Grupo de Pesquisa EDUSEX – Formação de Educadores e Educação Sexual UDESC/CNPq.

Rui Marques Vieira, Universidade de Aveiro/Portugal

Doutor em Didática e Tecnologia Educativa. Docente do Departamento de Educação e Psicologia. Pesquisador do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores – CIDTFF. ORCID 

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Publicado

2020-05-13

Como Citar

Yared, Y. B., Melo, S. M. M. de, & Vieira, R. M. (2020). A Importância do Pensamento Crítico em Inovações Curriculares: interface com a educação sexual emancipatória. Educação, 45(1), e36/ 1–29. https://doi.org/10.5902/1984644433096