Interculturalidade e ensino de artes visuais do Colégio Pedro II

Wilson Cardoso Junior, Vera Maria Ferrão Candau

Resumo


O presente trabalho apresenta um estudo de caso sobre interculturalidade e o ensino de artes visuais no Colégio Pedro II. Ele parte da seguinte interrogação: como  construir uma perspectiva intercultural nesse campo de ensino considerando a unilinearidade eurocêntrica que preside a sistematização da história da arte tanto na escola básica quanto na formação inicial de professores/as de artes? O referencial teórico baseia-se na educação intercultural crítica (CANDAU, 2002, 2009, 2016), no pensamento pós-abissal (SANTOS, 2007, 2008, 2010) e em estudos voltados para a interculturalização do ensino de artes visuais (RICHTER, 2002, 2003, 2008). Por meio da análise de documentos curriculares e entrevistas realizadas com professores/as dessa disciplina escolar  verificou-se que a construção da perspectiva multi/intercultural no primeiro segmento do Ensino Fundamental ocorre em meio a tensões e disputas com os/as defensores/as da concepção eurocêntrica estabelecida no segundo segmento do Ensino Fundamental. Após análise das duas concepções concorrentes, são feitas reflexões finais sobre os principais desafios que se apresentam no caminho do processo de interculturalização que vem sendo construído nesta tradicional instituição de ensino brasileira, especialmente em relação à formação continuada de professores/as de artes visuais.


Palavras-chave


educação intercultural; ensino de artes visuais; Colégio Pedro II.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Colégio Pedro II: Projeto Politico Pedagógico/ Colégio Pedro II. Brasília, DF: Inep/MEC, 2002.

CANDAU, Vera. Multiculturalismo e Educação: a construção de uma perspectiva. Cidadania e Pluralidade Cultural: questões emergentes. In: CANDAU, V. (Org.) Sociedade, Educação e Cultura(s): questões e Propostas. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

CANDAU, Vera. Educação Escolar e Cultura(s): Multiculturalismo, Universalismo e Currículo. In: CANDAU, Vera. (org.) Didática: Questões Contemporâneas. Rio de Janeiro: Forma & Ação, 2009.

CANDAU, Vera. Apresentação. IN: CANDAU, Vera. (org.). Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação “outra”? Rio de Janeiro, RJ: 7Letras, 2016.

CARDOSO JUNIOR, Wilson. Ensino de Artes Visuais Antirracista: reflexões sobre uma prática pedagógica. IN: CANDAU, Vera. Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação “outra’? Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016.

DANTO, Arthur C. O abuso da beleza: a estética e o conceito de arte. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015.

GIROUX, Henri. Professores como intelectuais; rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GOFFMAN, Erving. Estigma. Buenos Aires: Amorrurtu, 2008.

HEIMBACH, Nilva. Cultura Regional E O Ensino da Arte: Caminho Para Uma Prática Intercultural? Estudo de Caso: Escola Municipal Sulivan Silvestre de Oliveira - Tumune Kalivono “Criança do Futuro”. 2008. 138 p. Mestrado em Educação na Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2008.

MACEDO, Juliana Gouthier. Identidades forjadas em brancos: ensino de arte e interculturalidade. 199 p. Tese (Doutorado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte / MG, 2013.

MASON, Rachel. Por uma Arte-Educação multicultural. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2001.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes; CANDAU, Vera. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte: UFMG, v. 26, n.1, p. 15-40, abr. 2010.

PAGLIA, Camille. Imagens Cintilantes: uma viagem através da arte desde o Egito até a “Star Wars”. Apicuri; Daõ Paulo, 2014.

PALERMO, Zulma. El arte latino-americano em la encrucijada decolonial. In: PALERMO, Zulma. (org.). Arte y estética em la encrucijada descolonial. Ciudade Autónoma de Buenos Aire: Del Signo, 2014.

RICHTER, Ivone. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. São Paulo: Mercado de letras, 2003.

RICHTER, Ivone. Multiculturalidade e Interdisciplinaridade. In: BARBOSA, A.M. (org.) Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

RICHTER, Ivone. Arte e interculturalidade: possibilidades na educação contemporânea. In: BARBOSA, A. M. (org.) Interterriorialidade – mídias, contextos e educação. São Paulo: Editora Senac São Paulo; Edições SESC SP, 2008.

SANTOS, Boaventura Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.

SANTOS, Boaventura Sousa; MENESES, Maria Paula [Orgs.]. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, Boaventura Sousa. Direitos Humanos, Democracia e Desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2013.

VICTORIO FILHO, Aldo. Ensino da arte hoje: desafios, sentidos e sintonias. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 31. 2008, Caxambu. Anais. Caxambu: ANPEd, 19-22 out. 2008. Disponível em: www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GE01-4907--Int.pdf‎. Acesso: 15 maio. 2018.

ZORDAN, Paola. Percurso das Artes Visuais: geologia de uma disciplina. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 33. 2010, Caxambu, Anais. Caxambu: ANPED, 17-20 out. 2010. Disponível em:

http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT24-6006--Int.pdf . Acesso em 15/05/2018.




DOI: https://doi.org/10.5902/1984644432894

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar