A produção audiovisual no ensino fundamental: uma aposta na autoria e coautoria dos estudantes

Autores

  • Ana Cláudia Oliveira Pavão Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-9914-3700
  • Lilian Roberta Ilha Saccol Universidade Federal de Santa Maria Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644431621

Palavras-chave:

Produção audiovisual, Autoria e coautoria, Tecnologias educacionais em rede.

Resumo

O presente artigo procura compreender de que modo as produções audiovisuais, por meio das tecnologias educacionais em rede, promovem processos de autoria e coautoria dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório, qualitativo, seguindo o delineamento de pesquisa ação.  A observação participante e o questionário de autoavaliação foram adotados como instrumentos de produção de dados neste estudo, que teve como público-alvo, estudantes do quinto ano do ensino fundamental, de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida por meio de propostas pedagógicas entrelaçadas às tecnologias educacionais em rede, especialmente, a produção audiovisual. A análise de conteúdo foi adotada para a interpretação dos dados, apontando a existência de quatro categorias de análise, quais sejam: tecnologias educacionais em rede; autoria e coautoria; produção audiovisual na escola e aprendizagem/desaprendizagem. Como resultado, os estudantes mostraram-se autores e coautores de seu processo de aprendizagem, a partir da criação de produções audiovisuais.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede

Dr. Informática na Educação

Lilian Roberta Ilha Saccol, Universidade Federal de Santa Maria Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano (2007). Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela UNICESUMAR, Maringá, e especialista em Mídias na Educação pela UFSM. Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede - UFSM. Atualmente atua na rede municipal de educação em Santa Maria, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Erlinda Minoggio Vinadé e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Lopes. Integrante do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação da UFSM.


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Publicado

2019-09-11

Como Citar

Pavão, A. C. O., & Saccol, L. R. I. (2019). A produção audiovisual no ensino fundamental: uma aposta na autoria e coautoria dos estudantes. Educação, 44, e66/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644431621

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua