Formação de professores em comunidades colaborativas no interior da Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644428842

Palavras-chave:

Formação de professores em comunidades. Comunidades colaborativas. Formação contínua

Resumo

Este artigo relata um estudo que objetivou descrever e compreender o processo de transformação de uma comunidade acadêmica endógena do interior da Amazônia – o Formazon – em uma comunidade acadêmica colaborativa que integra professores escolares, professores acadêmicos e futuros professores de diferentes áreas do conhecimento. Os dados foram coletados a partir de registros de reuniões, entrevistas e transcrições de áudios dos encontros durante 18 meses, e sua análise buscou responder às seguintes indagações: Como a comunidade Formazon vem aprendendo e se transformando? Como vem se constituindo em uma comunidade colaborativa? Quais os indícios dessa transformação? Os resultados indicam que a interlocução colaborativa que, no âmbito do Formazon, se estabeleceu acerca das práticas de ensino dos participantes, de pesquisas dessas práticas e das políticas que as permeiam delineou um novo tipo de formação contínua no grupo, baseado na reflexão e na investigação sobre as práticas educativas. Ao constituir-se em uma comunidade de estudo, problematização e pesquisa das práticas docentes, o Formazon empoderou o processo de desenvolvimento profissional dos participantes, pois incrementou a emancipação e a autonomia profissional.

Biografia do Autor

Solange Helena Ximenes-Rocha, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Professora Associada I vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA.

Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professor na mesma instituição

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Publicado

2018-05-01

Como Citar

Ximenes-Rocha, S. H., & Fiorentini, D. (2018). Formação de professores em comunidades colaborativas no interior da Amazônia. Educação, 43(2), 267–284. https://doi.org/10.5902/1984644428842

Edição

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Artigo Demanda Contínua