A formação da consciência social dos jovens no horizonte da Educação Histórica
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644418216Palavras-chave:
Consciência histórica, Educação Histórica, Narrativas históricas de jovensResumo
Uma consciência social dos jovens orientada para o desenvolvimento humano exige atenção especial à construção da sua consciência histórica, fundamentada em reflexões epistemológicas instigantes (de Rüsen e outros autores). Esta preocupação tem conduzido a diversas pesquisas na área da educação histórica, entre os quais o Projeto “Consciência Histórica-Teoria e Práticas” que, em estudos de natureza qualitativa, tem explorado as narrativas de jovens lusófonos acerca do mundo contemporâneo. Neste Projeto, concebeu-se uma proposta de construção de uma narrativa escrita, pelos jovens, acerca da história nacional e da história mundial nos últimos cem anos. Numa primeira fase, participaram estagiários de História de três universidades portuguesas, e em fases subsequentes, jovens em final de escolaridade obrigatória em Portugal, Brasil e Moçambique. A análise indutiva das narrativas sugeriu que os jovens destes países revelam uma identidade nacional relativamente fundamentada, sem xenofobias.. Quanto às narrativas globais, as dos jovens portugueses e moçambicanos aparecem muito menos substanciadas do que as nacionais, enquanto as dos jovens brasileiros narram a um mesmo nível a História do país e do mundo, interligando-as. As produções portuguesas e brasileiras mostram poucos protagonistas, emergindo apenas alguns “vilões”. Por outro lado, os jovens brasileiros e moçambicanos mostram-se interventivos face ao presente; já os jovens portugueses, que apareciam como meros espectadores da História, só recentemente parecem estar a mudar de atitude. Estes e outros resultados da análise das narrativas dos jovens podem constituir-se como pistas valiosas para o trabalho docente, na perspectiva de intervenção positiva na formação da consciência histórica e social dos jovens.
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