<b>Políticas públicas e educação para indígenas e sobre indígenas</b>

Autores

  • Antonella Maria Imperatriz Tassinari Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Izabel Gobbi Fundação Nacional do Índio (Funai)

Palavras-chave:

Public policies, School education, Indigenous people, Indigenous knowledge.

Resumo

No Brasil, o sistema de ensino passou por uma ampla reformulação decorrente da promulgação da Constituição Federal, em 1988, e da conseqüente aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1996. A legislação brasileira reconhece os saberes indígenas e prevê sua inclusão nos currículos do ensino público e privado, como forma de valorizar a diversidade cultural. Em relação às escolas indígenas, estabelece que devem utilizar as línguas maternas e os processos nativos de aprendizagem e propõe a formulação de currículos diferenciados. Este artigo traz um balanço das conseqüências e desafios das mudanças ocorridas na legislação brasileira no que se refere ao tratamento dos conhecimentos indígenas nas escolas indígenas e não-indígenas, evidenciando os principais descompassos entre o que postula a legislação e o que vem sendo colocado em prática.

Palavras-chave: Políticas públicas. Educação escolar indígena. Saberes indígenas.

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Como Citar

Tassinari, A. M. I., & Gobbi, I. (2009). <b>Políticas públicas e educação para indígenas e sobre indígenas</b>. Educação, 34(1), 95–112. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1591

Edição

Seção

Dossiê: Antropologia da Educação