Novas abordagens no ensino das Ciências Humanas: a premência de diversificar linguagens no labor docente com Geografia e História

Adriano Bittencourt Andrade, Nadja Conceição de Jesus Miranda, Dalila Flora Cardoso Varino

Resumo


O artigo defende que o aprendizado é pessoal e subjetivo derivando, por conseguinte, de estratégias diferenciadas de acesso ao saber formal. Parte do pressuposto que há, invariavelmente, uma diversidade de formas para apreender um dado objeto e o ferramental a ser utilizado será, sempre, decorrente da combinação heterogênea entre contexto espaço-temporal, instituição de ensino, formação e motivação do professor e o aluno (contexto socioeconômico e individualidade). Assim, este escrito se defronta com uma questão nodal: Como, no ensino das Ciências Humanas, alcançar/comunicar-se com os alunos para além do texto formal?  Busca-se, então, compreender a possibilidade de letramento nas Ciências Humanas através da diversificação de estratégias de comunicação; entender as diferentes linguagens como instrumentos para a aproximação do conteúdo programático do cotidiano do aluno e apresentar desafios metodológicos para a utilização de instrumentos de comunicação.


Palavras-chave


Letramento; Ciências Humanas; Estratégias comunicativas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/1984644414994

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar