<b>Direito social à educação: elementos iniciais para situar uma política de gênero na universidade</b>

Autores

  • Márcia Ondina Vieira Ferreira Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464441465

Palavras-chave:

Gender, Social inequalities, College education.

Resumo

O texto tem como objetivo fornecer alguns subsídios para pensar-se uma política de gênero na Universidade. Para tanto, inicialmente são apresentados alguns conceitos relacionados à desigualdade social, com a intenção de esclarecer quais tipos de desigualdade estão em questão quando falamos em gênero. Em seguida, discorre-se sobre o conceito de gênero propriamente dito, para depois falar da educação como produtora e reprodutora das relações de gênero na sociedade, e sobre como este fenômeno pode ser visto na Universidade. Com este propósito serão apresentados dados a respeito das presenças masculina e feminina na Universidade: estudantes matriculados/as, docentes, pesquisadores/as e bolsistas de produtividade em pesquisa. Finalmente, a título de conclusão, serão destacadas algumas condições para um maior empoderamento das mulheres na educação superior: ampliar a investigação sobre os mecanismos e as práticas que atribuem lugares específicos para mulheres e homens na Universidade; estabelecer uma política mais efusiva de formação de docentes; e interferir para o estabelecimento de relações de gênero mais igualitárias desde a escola, superando o modelo da escola mista em direção à co-educação.

Palavras-chave: relações de gênero; desigualdades sociais; educação superior.

Biografia do Autor

Márcia Ondina Vieira Ferreira, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul

Doutora em Sociologia pela Universidade de Salamanca (Espanha) e Profª do Depto. de Ensino e PPGE da UFPel.

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Publicado

2011-09-06

Como Citar

Ferreira, M. O. V. (2011). <b>Direito social à educação: elementos iniciais para situar uma política de gênero na universidade</b>. Educação, 36(2), 189–202. https://doi.org/10.5902/198464441465

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua