Transmídia na enfermagem pediátrica para orientações aos familiares no enfrentamento da COVID-19: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769271376

Palavras-chave:

COVID-19, Recém-nascido, Educação em Saúde, Enfermagem Pediátrica, Mídias Sociais

Resumo

Objetivo: descrever a experiência da transmídia na enfermagem pediátrica para orientações aos familiares sobre os cuidados aos recém-nascidos e às crianças no enfrentamento da covid-19. Método: relato de experiência sistematizado em cinco tempos (ponto de partida, perguntas iniciais, recuperação do processo vivido, reflexão de fundo e pontos de chegada), oriundo de um projeto de iniciação tecnológica, com dados do período de agosto 2021/junho 2022, sobre a publicação de conteúdos transmidiáticos, referentes aos cuidados na infância em tempos de covid-19, tendo como público-alvo os familiares de recém-nascidos e crianças. Resultados: conteúdos foram criados e publicados em diversas mídias sociais (InstagramFacebookSpotifyYoutube e WhatsApp), permitindo durante a pandemia, o compartilhamento, de forma convergente, de orientações científicas fidedignas e confiáveis. Conclusão: a transmídia na enfermagem pediátrica mostrou-se inovadora, dinâmica e proveitosa, além de baixo custo e grande potencial de abrangência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Garcia Bezerra Góes, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Nátale Gabriele Ferreira Nunes, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem. Bolsista de Iniciação Tecnológica. Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Joyce de Oliveira Borges, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem. Bolsista de Iniciação Tecnológica. Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Andressa Neto Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: andressanetosouza@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8447-9906

Iasmym Alves de Andrade Soares, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem. Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Ingrid Lucchese , Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem. Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Referências

Aquino EML, Silveira IH, Pescarini JM, Aquino R, Souza-Filho JA, Rocha AS, et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciênc Saúde Colet. 2020;25(Suppl 1):2423-46. doi: 10.1590/1413-81232020256.1.10502020

Bezerra LS, Gibertoni D. As mídias sociais durante a pandemia da COVID-19: análise comportamental dos usuários durante este período e as possibilidades para o futuro. Rev Interface Tecnol. 2021;18(2):44-156. doi: 10.31510/infa.v18i2.1239

Park A, Bowling J, Shaw G Jr, Li C, Chen S. Adopting social media for improving health: opportunities and challenges. NC Med J. 2019;80(4):240-3. doi: 10.18043/ncm.80.4.240

Araujo AH, Silva IL, Santos RL. Evidências científicas acerca do impacto das mídias sociais no enfrentamento da pandemia da covid-19. Rev Interfaces Saúde Hum Tecnol. 2020;8(3):766-74. doi: 10.16891/2317-434X.v8.e3.a2020.pp766-774

Ferentz L, Fonseca MN, Accioly NS, Garcias CM. Comportamento em tempos de Coronavírus no Brasil: utilização de hashtags no início do isolamento social. Comun Ciênc Saúde. 2020;31(Suppl 1):131-43. doi: 10.51723/ccs.v31iSuppl%201.690

Souza TS, Ferreira FB, Bronze KM, Garcia RV, Rezende DF, Santos PR, et al. Mídias sociais e educação em saúde: o combate às fake news na pandemia da COVID-19. Enferm Foco (Brasília). 2020;11(1 N Esp):124-30. doi: 10.21675/2357-707X.2020.v11.n1.ESP.3579

Costa DA, Cabral KB, Teixeira CC, Rosa RR, Mendes JLL, Cabral FD. Enfermagem e a educação em saúde. Rev Cient Esc Estadual Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago [Internet]. 2020 [acesso em 2022 jun 12];6(3):e6000012. Disponível em: https://www.revista.esap.go.gov.br/index.php/resap/article/view/234/90

Millard D, Carroll B, Javanshir R. Structural patterns for transmedia storytelling. PLoS One. 2020;15(1):e0225910. doi: 10.1371/journal.pone.0225910

Aranda MCT, Freire MM. Narrativa transmídia: entre multiletramentos e letramentos transmídia, o que levar para aula de línguas. Trab Linguist Apl. 2020;59(2):1531-54. doi: 10.1590/010318136618811520200306

Holliday OJ. Para sistematizar experiências. 2ª ed. Brasília (DF): Ministério do Meio Ambiente; 2006.

Silva MMS, Carvalho KG, Cavalcante IKS, Saraiva MJG, Lomeo RC, Vasconcelos PR. Interseção de saberes em mídias sociais para educação em saúde na pandemia de COVID-19. Sanare (Sobral). 2021;19(2):84-91. doi: 10.36925/sanare.v19i2.1479

Costa LS, Silva IR, Silva TP, Silva MM, Mendes IAC, Ventura CAA. Information and communication technologies: interfaces the nursing work process. Rev Bras Enferm. 2021 Oct 18;75(2):e20201280. doi: 10.1590/0034-7167-2020-1280

Gomes GC, Santos KCASA, Souza YER, Nascimento GS. Impactos da pandemia COVID-19 para a visibilidade da cultura do cancelamento nas redes sociais. Rev Ibero Americana Hum Cienc Educ. 2021;7(11):314-36. doi: 10.51891/rease.v7i11.3071

Pretorius K, Johnson KE, Rew L. An integrative review: understanding parental use of social media to influence infant and child health. Matern Child Health J. 2019;23(10):1360-70. doi: 10.1007/s10995-019-02781-w

Bryan MA, Evans Y, Morishita C, Midamba N, Moreno M. Parental perceptions of the internet and social media as a source of pediatric health information. Acad Pediatr. 2020;20(1):31-8. doi: 10.1016/j.acap.2019.09.009

Chen J, Wang Y. Social media use for health purposes: systematic review. J Med Internet Res. 2021;23(5):e17917. doi: 10.2196/17917

Martino LMS. Teoria das mídias digitais. 2ª ed. Rio de Janeiro: Vozes; 2015.

Sotero AM, Ribeiro LO, Menezes MS, Coelho NMR, Junior PCTB, Gama TCCL, et al. O uso do Instagram como estratégia de promoção à saúde do PET Saúde/Interprofissionalidade. Rev Ext UPE. 2021;6(1):3-11. doi: 10.56148/2675-2328reupe.v6n1.199.pp3-11

Mota AS, Reis JSC, Rocha SL, Oliveira GRC, Domingues RJS. Construção e validação de podcast como tecnologia educacional para prevenção da hemorragia pós-parto. Res Soc Dev. 2021;10(3):e3610312913. doi: 10.33448/rsd-v10i3.12913

Silva Júnior EA, Silva CFP, Bertoldo SRF. Educação em tempos de pandemia: o uso da ferramenta podcast como estratégia de ensino. Tecnia [Internet]. 2020 [acesso em 2022 jun 12];5(2):31-51. Disponível em: https://revistas.ifg.edu.br/tecnia/article/view/815/624

Carvalho SO, Silva GAA, Moura MCS, Santos BKI, Medeiros AMB, Duarte GM, et al. Podcasting for education in enterostomal therapy during the COVID-19 pandemic. Estima [Internet]. 2022 [acesso em 2022 Jun 12];20:e1522. Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/1207

Nass EMA, Marcon SS, Teston EF, Reis P, Peruzzo HE, Monteschio LVC, et al. Perspectiva de jovens com diabetes sobre intervenção educativa na rede social Facebook®. Acta Paul Enferm. 2019;32(4):390-7. doi: 10.1590/1982-0194201900054

Silva WS, Fonseca AR, Horta EG. O uso de vídeos do youtube na educação. Rev Vozes Vales [Internet]. 2019 [acesso em 2022 jun 12];16:1-11. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2019/10/Welington.pdf

Zikan FE, Mutuano B, Ferreira F, Magalhães F, Santos G, Oliveira Y. Saúde e dança: alternativas virtuais de orientações em saúde - uma ação de extensão adaptada durante a pandemia de COVID-19. Raízes e Rumos [Internet]. 2020 [acesso em 2022 jun 12];8(2):201-19. Disponível em: http://seer.unirio.br/index.php/raizeserumos/article/view/10211/9125

Sá MAM, Monici SCB, Conceição MM. A importância do projeto de extensão e o impacto que ele tem no processo formativo dos estudantes universitários. Rev Cient Acertte. 2022;2(3):e2365. doi: 10.47820/acertte.v2i3.65

Publicado

2023-01-24 — Atualizado em 2023-11-29

Versões

Como Citar

Góes, F. G. B., Nunes, N. G. F., Borges, J. de O., Souza, A. N., Soares, I. A. de A., & Lucchese, I. (2023). Transmídia na enfermagem pediátrica para orientações aos familiares no enfrentamento da COVID-19: relato de experiência. Revista De Enfermagem Da UFSM, 13, e2. https://doi.org/10.5902/2179769271376 (Original work published 24º de janeiro de 2023)

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)