Transmídia na enfermagem pediátrica para orientações aos familiares no enfrentamento da COVID-19: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769271376Palavras-chave:
COVID-19, Recém-nascido, Educação em Saúde, Enfermagem Pediátrica, Mídias SociaisResumo
Objetivo: descrever a experiência da transmídia na enfermagem pediátrica para orientações aos familiares sobre os cuidados aos recém-nascidos e às crianças no enfrentamento da covid-19. Método: relato de experiência sistematizado em cinco tempos (ponto de partida, perguntas iniciais, recuperação do processo vivido, reflexão de fundo e pontos de chegada), oriundo de um projeto de iniciação tecnológica, com dados do período de agosto 2021/junho 2022, sobre a publicação de conteúdos transmidiáticos, referentes aos cuidados na infância em tempos de covid-19, tendo como público-alvo os familiares de recém-nascidos e crianças. Resultados: conteúdos foram criados e publicados em diversas mídias sociais (Instagram, Facebook, Spotify, Youtube e WhatsApp), permitindo durante a pandemia, o compartilhamento, de forma convergente, de orientações científicas fidedignas e confiáveis. Conclusão: a transmídia na enfermagem pediátrica mostrou-se inovadora, dinâmica e proveitosa, além de baixo custo e grande potencial de abrangência.
Downloads
Referências
Aquino EML, Silveira IH, Pescarini JM, Aquino R, Souza-Filho JA, Rocha AS, et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciênc Saúde Colet. 2020;25(Suppl 1):2423-46. doi: 10.1590/1413-81232020256.1.10502020
Bezerra LS, Gibertoni D. As mídias sociais durante a pandemia da COVID-19: análise comportamental dos usuários durante este período e as possibilidades para o futuro. Rev Interface Tecnol. 2021;18(2):44-156. doi: 10.31510/infa.v18i2.1239
Park A, Bowling J, Shaw G Jr, Li C, Chen S. Adopting social media for improving health: opportunities and challenges. NC Med J. 2019;80(4):240-3. doi: 10.18043/ncm.80.4.240
Araujo AH, Silva IL, Santos RL. Evidências científicas acerca do impacto das mídias sociais no enfrentamento da pandemia da covid-19. Rev Interfaces Saúde Hum Tecnol. 2020;8(3):766-74. doi: 10.16891/2317-434X.v8.e3.a2020.pp766-774
Ferentz L, Fonseca MN, Accioly NS, Garcias CM. Comportamento em tempos de Coronavírus no Brasil: utilização de hashtags no início do isolamento social. Comun Ciênc Saúde. 2020;31(Suppl 1):131-43. doi: 10.51723/ccs.v31iSuppl%201.690
Souza TS, Ferreira FB, Bronze KM, Garcia RV, Rezende DF, Santos PR, et al. Mídias sociais e educação em saúde: o combate às fake news na pandemia da COVID-19. Enferm Foco (Brasília). 2020;11(1 N Esp):124-30. doi: 10.21675/2357-707X.2020.v11.n1.ESP.3579
Costa DA, Cabral KB, Teixeira CC, Rosa RR, Mendes JLL, Cabral FD. Enfermagem e a educação em saúde. Rev Cient Esc Estadual Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago [Internet]. 2020 [acesso em 2022 jun 12];6(3):e6000012. Disponível em: https://www.revista.esap.go.gov.br/index.php/resap/article/view/234/90
Millard D, Carroll B, Javanshir R. Structural patterns for transmedia storytelling. PLoS One. 2020;15(1):e0225910. doi: 10.1371/journal.pone.0225910
Aranda MCT, Freire MM. Narrativa transmídia: entre multiletramentos e letramentos transmídia, o que levar para aula de línguas. Trab Linguist Apl. 2020;59(2):1531-54. doi: 10.1590/010318136618811520200306
Holliday OJ. Para sistematizar experiências. 2ª ed. Brasília (DF): Ministério do Meio Ambiente; 2006.
Silva MMS, Carvalho KG, Cavalcante IKS, Saraiva MJG, Lomeo RC, Vasconcelos PR. Interseção de saberes em mídias sociais para educação em saúde na pandemia de COVID-19. Sanare (Sobral). 2021;19(2):84-91. doi: 10.36925/sanare.v19i2.1479
Costa LS, Silva IR, Silva TP, Silva MM, Mendes IAC, Ventura CAA. Information and communication technologies: interfaces the nursing work process. Rev Bras Enferm. 2021 Oct 18;75(2):e20201280. doi: 10.1590/0034-7167-2020-1280
Gomes GC, Santos KCASA, Souza YER, Nascimento GS. Impactos da pandemia COVID-19 para a visibilidade da cultura do cancelamento nas redes sociais. Rev Ibero Americana Hum Cienc Educ. 2021;7(11):314-36. doi: 10.51891/rease.v7i11.3071
Pretorius K, Johnson KE, Rew L. An integrative review: understanding parental use of social media to influence infant and child health. Matern Child Health J. 2019;23(10):1360-70. doi: 10.1007/s10995-019-02781-w
Bryan MA, Evans Y, Morishita C, Midamba N, Moreno M. Parental perceptions of the internet and social media as a source of pediatric health information. Acad Pediatr. 2020;20(1):31-8. doi: 10.1016/j.acap.2019.09.009
Chen J, Wang Y. Social media use for health purposes: systematic review. J Med Internet Res. 2021;23(5):e17917. doi: 10.2196/17917
Martino LMS. Teoria das mídias digitais. 2ª ed. Rio de Janeiro: Vozes; 2015.
Sotero AM, Ribeiro LO, Menezes MS, Coelho NMR, Junior PCTB, Gama TCCL, et al. O uso do Instagram como estratégia de promoção à saúde do PET Saúde/Interprofissionalidade. Rev Ext UPE. 2021;6(1):3-11. doi: 10.56148/2675-2328reupe.v6n1.199.pp3-11
Mota AS, Reis JSC, Rocha SL, Oliveira GRC, Domingues RJS. Construção e validação de podcast como tecnologia educacional para prevenção da hemorragia pós-parto. Res Soc Dev. 2021;10(3):e3610312913. doi: 10.33448/rsd-v10i3.12913
Silva Júnior EA, Silva CFP, Bertoldo SRF. Educação em tempos de pandemia: o uso da ferramenta podcast como estratégia de ensino. Tecnia [Internet]. 2020 [acesso em 2022 jun 12];5(2):31-51. Disponível em: https://revistas.ifg.edu.br/tecnia/article/view/815/624
Carvalho SO, Silva GAA, Moura MCS, Santos BKI, Medeiros AMB, Duarte GM, et al. Podcasting for education in enterostomal therapy during the COVID-19 pandemic. Estima [Internet]. 2022 [acesso em 2022 Jun 12];20:e1522. Disponível em: https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/1207
Nass EMA, Marcon SS, Teston EF, Reis P, Peruzzo HE, Monteschio LVC, et al. Perspectiva de jovens com diabetes sobre intervenção educativa na rede social Facebook®. Acta Paul Enferm. 2019;32(4):390-7. doi: 10.1590/1982-0194201900054
Silva WS, Fonseca AR, Horta EG. O uso de vídeos do youtube na educação. Rev Vozes Vales [Internet]. 2019 [acesso em 2022 jun 12];16:1-11. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2019/10/Welington.pdf
Zikan FE, Mutuano B, Ferreira F, Magalhães F, Santos G, Oliveira Y. Saúde e dança: alternativas virtuais de orientações em saúde - uma ação de extensão adaptada durante a pandemia de COVID-19. Raízes e Rumos [Internet]. 2020 [acesso em 2022 jun 12];8(2):201-19. Disponível em: http://seer.unirio.br/index.php/raizeserumos/article/view/10211/9125
Sá MAM, Monici SCB, Conceição MM. A importância do projeto de extensão e o impacto que ele tem no processo formativo dos estudantes universitários. Rev Cient Acertte. 2022;2(3):e2365. doi: 10.47820/acertte.v2i3.65
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-11-29 (3)
- 2023-01-24 (2)
- 2023-01-24 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Enfermagem da UFSM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.