Perfil de recém-nascidos acompanhados em serviço de oftalmologia para controle da retinopatia da prematuridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769228871

Palavras-chave:

Prematuro, Enfermagem Neonatal, Retinopatia da Prematuridade, Continuidade da Assistência ao Paciente

Resumo

Objetivo: descrever o perfil de recém-nascidos prematuros acompanhados em serviço de oftalmologia do município de Cascavel, Paraná. Método: estudo quantitativo, observacional, transversal, com recorte temporal de 2014 a junho de 2016, cuja coleta de dados foi documental, obtida nos prontuários hospitalares. Análise estatística descritiva. Resultados: do total da amostra (n=183) a idade gestacional prevalente variou de 31 a 32 semanas (28,41%) e o peso ao nascer entre 1705g-1950g (24,04%). Desses bebês, 153 (83,60%) fizeram uso de oxigenioterapia, fator de risco para a Retinopatia da Prematuridade (ROP). A maior prevalência de ROP foi do grau II (n=15; 20,55%) e a menor no grau III (n=5; 6,85%). Conclusão: o perfil clínico dos recém-nascidos prematuros revelou que quanto menor a idade gestacional e peso, maior é o risco de ROP. Também foi identificado que todos aqueles que a desenvolveram, fizeram uso de oxigênio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Cappellesso Horewicz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR

Graduanda do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus Cascável, Brasil.

Claudia Silveira Viera, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR

Enfermeira neonatologista, pós doutor em seguimento do RN de risco pela Universidade da Pensilvânia, EUA. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 

Joziana Pastro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR

Enfermeira, Mestra em Biociências e Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Professor do Centro Universitário Assis Gurgacz – Fag. Gerente de Enfermagem Hospital de Olhos Centro Oftalmológico de Cascavel.

Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR

Enfermeira, Doutora em Ciências pela EERP/USP, Pós-doutorado em Atenção Primária pela ENSP/FIOCRUZ. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

2018-12-13

Como Citar

Horewicz, V. C., Viera, C. S., Pastro, J., & Toso, B. R. G. de O. (2018). Perfil de recém-nascidos acompanhados em serviço de oftalmologia para controle da retinopatia da prematuridade. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(4), 744–757. https://doi.org/10.5902/2179769228871

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)