Atuação do enfermeiro nas orientações de alta ao paciente pós-transplante renal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769210186

Palavras-chave:

Enfermagem, Transplante de rim, Alta do paciente, Educação em saúde

Resumo

Objetivo: descrever as orientações de alta pelo enfermeiro ao paciente pós-transplante renal. Método: trata-se de um estudo qualitativo descritivo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas não participantes com três enfermeiros de um serviço de transplante renal de Curitiba-PR, de julho a setembro de 2010. Os discursos foram submetidos à análise de conteúdo, emergindo três categorias. Resultados: a primeira categoria descreve quais são as orientações fornecidas pelo enfermeiro ao paciente no momento da alta. Na segunda categoria são abordados aspectos da comunicação como competência fundamental a este profissional para o momento das orientações de alta e na terceira discorre-se acerca do conhecimento científico como alicerce para as orientações de alta pós-transplante renal. Conclusão: a prática educativa desenvolvida pelo enfermeiro no momento da alta pós-transplante é alicerçada, sobretudo, na comunicação e no conhecimento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Aparecida Inácio, Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, Curitiba, PR

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR).

Juliana Helena Montezeli, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Enfermeira Emergencista. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas, Gestão e Práticas de Saúde da Universidade Federal do Paraná (GPPGPS/UFPR).

Prisicila Meyenberg Cunha Sade, Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, Curitiba, PR

Enfermeira. Especialista em Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico pela FEPAR. Docente da FEPAR. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFPR. Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas, Gestão e Práticas de Saúde da Universidade Federal do Paraná (GPPGPS/UFPR).

Cristiano Caveião, Faculdades Integradas do Brasil, Curitiba, PR

Enfermeiro. Mestre em Biotecnologia pela Faculdade Pequeno Príncipe (FPP). Professor Pesquisador II das Faculdades Integradas do Brasil (UNIBRASIL). Membro do Grupo de Pesquisa Ensino na Saúde da FCC.

Ana Paula Hey, Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, Curitiba, PR

Enfermeira Estomaterapeuta. Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Evangélica do Paraná.

Downloads

Publicado

2014-08-27

Como Citar

Inácio, L. A., Montezeli, J. H., Sade, P. M. C., Caveião, C., & Hey, A. P. (2014). Atuação do enfermeiro nas orientações de alta ao paciente pós-transplante renal. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(2), 323–331. https://doi.org/10.5902/2179769210186

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)