A percepção da criança/adolescente com Paralisia Cerebral sobre sentir-se saudável ou doente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769228009

Palavras-chave:

Paralisia cerebral, Hermenêutica, Enfermagem, Criança, Adolescente

Resumo

Objetivo: compreender como a criança/adolescente com paralisia cerebral vivencia e percebe seu processo de saúde e de doença. Método: pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica – hermenêutica realizada no sul do Brasil, com onze crianças/adolescentes com paralisia cerebral, de outubro de 2011 a junho 2012. As informações foram coletadas por meio de entrevista fenomenológica, analisadas por meio da abordagem hermenêutica. Resultados: as crianças/adolescentes com paralisia cerebral compreendem a saúde como sinônimo de felicidade, ressaltando que a doença se trata de um fenômeno de privação, que interfere no seu modo de ser nas atividades cotidianas. Entretanto, mesmo com todas as privações, os participantes percebem-se como saudáveis. Considerações Finais: as crianças/adolescentes revelam-se como um ser-no-mundo com uma imagem corporal que lhes proporciona prazer, com valores morais e éticos. A formação desta autoimagem positiva é influenciada pela perspectiva criada pela família na visualização do vir-a-ser criança/adolescente com paralisia cerebral.

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Biografia do Autor

Viviane Marten Milbrath, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas

Maria da Graça Corso da Motta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Pelotas, Professora Adjunta do curso de Enfermagem da Univerisdade Federal de Pelotas.

Jéssica Stragliotto Bazzan, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2018-09-28

Como Citar

Milbrath, V. M., Motta, M. da G. C. da, Gabatz, R. I. B., & Bazzan, J. S. (2018). A percepção da criança/adolescente com Paralisia Cerebral sobre sentir-se saudável ou doente. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(3), 504–517. https://doi.org/10.5902/2179769228009

Edição

Seção

Artigos Originais

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