A percepção de formandos sobre a pesquisa em enfermagem no curso de graduação
DOI:
https://doi.org/10.5902/217976927746Palavras-chave:
Estudantes de enfermagem, Pesquisa em enfermagem, Educação em enfermagemResumo
http://dx.doi.org/10.5902/217976927746
Objetivo: investigar a percepção de formandos sobre a pesquisa em enfermagem no curso de graduação. Método: estudo qualitativo, com coleta de dados a partir de questionário aplicado a 81 formandos do curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior de um município do interior baiano. A amostra foi probabilística aleatória simples. Para analisar os dados, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo Temática. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob Parecer nº. 039/2009. Resultados: os formandos consideram haver deficit de metodologias de ensino e práticas pedagógicas de professores quanto ao incentivo à iniciação científica e à produção de pesquisas. Quase metade da amostra não realizou pesquisa durante a graduação e quase toda a amostra não publicou pesquisa. Conclusão: é necessário maior ênfase no educar em prol da pesquisa, para que o tripé ensino-pesquisa-extensão esteja presente na graduação de Enfermagem da instituição em estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.