Discursos de mulheres com câncer cervical em tratamento braquiterápico: subsídios para o cuidado de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976926865

Palavras-chave:

Neoplasias uterinas, Braquiterapia, Cuidados de enfermagem

Resumo

Objetivo: conhecer as percepções de mulheres com câncer de colo uterino sobre o tratamento braquiterápico. Método: pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, com 16 mulheres em tratamento braquiterápico em um serviço especializado de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2008 por meio de entrevistas e submetidos ao método de análise do discurso do sujeito coletivo. Resultados: a partir dos dados coletados, foram extraídas ideias centrais que originaram três discursos do sujeito coletivo: Falta de informações sobre o tratamento com braquiterapia; Braquiterapia: um procedimento desconfortável; e, Acreditando na cura e tendo fé em Deus. Conclusão: os resultados fornecem subsídios para o cuidado de enfermagem e destacam a importância de atividades de educação em saúde para orientar e informar as mulheres com câncer cervical sobre o tratamento braquiterápico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Maria da Silva Rubini, Centro de Pesquisas Oncológicas, Florianópolis, SC

Enfermeira. Especialista em Oncologia.

José Luís Guedes dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Enfermeiro graduado pela Univervidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS (2007), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/RS (2010) e Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC).

Alacoque Lorenzini Erdmann, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora 1A do CNPq. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração, Gerência do Cuidado e Gestão Educacional em Enfermagem e Saúde (GEPADES). Florianópolis, SC, Brasil.

Luciana Martins da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.  Membro do Grupo de Pesquisa Cuidando & Confortando do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-02-07

Como Citar

Rubini, A. M. da S., Santos, J. L. G. dos, Erdmann, A. L., & Rosa, L. M. da. (2013). Discursos de mulheres com câncer cervical em tratamento braquiterápico: subsídios para o cuidado de enfermagem. Revista De Enfermagem Da UFSM, 2(3), 601–609. https://doi.org/10.5902/217976926865

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>