Vivência gerencial de acadêmicos de enfermagem: em pauta a sistematização da assistência de enfermagem

Caroline Cechinel, Maria Eduarda Pereira Caminha, Denise Becker, Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni, Alacoque Lorenzini Erdmann

Resumo


Objetivo: descrever a experiência de um grupo de acadêmicas de enfermagem em estágio de Administração em Enfermagem ao propor um processo de mudança na realização da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Método: relato de Experiência que envolveu 3 (três) acadêmicas e uma docente da sétima fase do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina no primeiro semestre de 2010 em uma unidade de internação hospitalar. Resultados: a inserção das acadêmicas no campo de estágio oportunizou vivenciar e conhecer a prática gerencial do enfermeiro de forma ampla, facilitando a formação de vínculo com a equipe e implementação de mudanças na SAE. Conclusões: a ação exigiu a busca de resolução do problema apresentado de acordo com as premissas do Planejamento Estratégico Situacional, do processo de Enfermagem e as especificidades da unidade, contribuindo para sua formação no âmbito da gerência, vertente relevante à enfermagem.

Palavras-chave


Gerenciamento da prática profissional; Políticas; Administração em saúde; Enfermagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/217976923652



Licença Creative Commons
Este site está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.