Percepção de discentes, docentes e técnicos em enfermagem a respeito dos eventos adversos

Neiva Claudete Brondani Machado, Edinara Moraes Morais, Rosane Teresinha Fontana, Andressa Peripolli Rodrigues, Miriam de Barros, Elizabet Marta Krebs

Resumo


Objetivo: identificar a percepção de discentes, docentes e técnicos em enfermagem a respeito dos eventos adversos. Método: pesquisa descritiva, exploratória, qualitativa, realizada em instituição de ensino básico, técnico e tecnológico localizada no noroeste do Rio Grande do Sul. Os participantes foram discentes, docentes e técnicos em enfermagem. Os dados foram coletados com entrevista semiestruturada e analisados pela análise de conteúdo. Resultados: participaram do estudo 25 técnicos em enfermagem, 24 discentes e quatro docentes. A sobrecarga de trabalho e a demanda de cuidados contribuem para que a ocorrência de algum evento adverso se torne iminente. Além disso, a falta de atenção e as falhas no processo de formação são citadas como possíveis condicionantes à essa problemática. Considerações finais: perceber diferenças cruciais entre discentes e profissionais formados no que se refere aos eventos adversos permite uma comunicação essencial para (re) descobrir formas de ensinar enfermagem de maneira segura e de qualidade.

Palavras-chave


Capacitação profissional; Segurança do paciente; Cuidados de enfermagem; Dano ao paciente; Enfermagem

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DOI: https://doi.org/10.5902/2179769233486

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