Percepção da enfermagem sobre a qualidade do Acolhimento com Classificação de Risco do serviço de emergência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769228748

Palavras-chave:

Acolhimento, Serviços Médicos de Emergência, Enfermagem em Emergência, Protocolos

Resumo

Objetivo: avaliar a qualidade do Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco de um serviço de emergência segundo percepção dos profissionais de enfermagem. Método: estudo transversal realizado no Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco do serviço de emergência do Hospital São Paulo, entre março e julho de 2016. Participaram 133 profissionais que atuavam no setor no mínimo há três meses. Foi utilizado questionário com variáveis para caracterização sociodemográfica e instrumento para Avaliação do Acolhimento com Classificação de Risco. Resultados: idade média 36,2 anos, maioria do sexo feminino (77,4%) e formado há mais de 5 anos (59,1%). O Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco obteve as seguintes pontuações: estrutura (23,0), processo (22,0) e resultado (20,9). Conclusão: o Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco foi avaliado como precário na percepção dos profissionais de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thamy Caamano Droguett, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP

Especialista em Urgência e Emergência pela Universidade Federal de São Paulo. Enfermeira assistencial no Hospital Brigadeiro, São Paulo – SP.

Meiry Fernanda Pinto Okuno, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP

Enfermeira. Pós-doutora em Ciências- Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Enfermagem Gerontológica e Geriátrica. Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva - Escola Paulista de Enfermagem- Universidade Federal de São Paulo. São Paulo – SP.

 

Cassia Regina Vancini Campanharo, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP

Enfermeira. Doutora em Ciências – Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Enfermagem em Emergência. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica - Escola Paulista de Enfermagem- Universidade Federal de São Paulo. São Paulo – SP.

Maria Carolina Barbosa Teixeira Lopes, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP

Enfermeira. Mestre em Ciências – Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Enfermagem em Emergência. Enfermeira do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica - Escola Paulista de Enfermagem- Universidade Federal de São Paulo. São Paulo – SP.

Ruth Ester Assayag Batista, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP

Enfermeira. Pós-doutora em Ciências da Saúde – Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EE-USP. Especialista em Cuidados Intensivos – EE-USP. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica - Escola Paulista de Enfermagem- Universidade Federal de São Paulo. São Paulo – SP.

Downloads

Publicado

2018-09-28

Como Citar

Droguett, T. C., Okuno, M. F. P., Campanharo, C. R. V., Lopes, M. C. B. T., & Batista, R. E. A. (2018). Percepção da enfermagem sobre a qualidade do Acolhimento com Classificação de Risco do serviço de emergência. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(3), 518–529. https://doi.org/10.5902/2179769228748

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.