Conhecimento dos trabalhadores da indústria metal-mecânica sobre fatores de risco para doença arterial coronariana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976922560

Palavras-chave:

Enfermagem, Enfermagem do trabalho, Saúde do trabalhador, Doença das coronárias, Fatores de risco

Resumo

Objetivo: identificar o conhecimento dos trabalhadores da indústria metal- mecânica em relação aos fatores de risco para doença arterial coronariana (DAC) e às atitudes voltadas a sua prevenção. Métodos: estudo com delineamento transversal, realizado com um grupo de trabalhadores da indústria metal-mecânica do sul do Brasil. A amostra foi por conveniência. Os dados foram coletados por meio de um questionário e verificação de medidas antropométricas. Análise descritiva. Resultados: foram incluídos 100 trabalhadores, com idade média de 29,0+10,16 anos, 66% homens. A obesidade foi considerada como fator de risco para DAC por 94% dos trabalhadores, a hipertensão arterial por 88% e hipercolesterolemia por 80%. Em relação às atitudes para prevenção da DAC, 51% da amostra referiram praticar atividade física. Conclusão: a maioria dos entrevistados conhece os principais fatores de risco para DAC. Contudo, as atitudes voltadas à prevenção ainda são limitadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Bohrer Oliva, Faculdade Enfermagem Nossa Senhora de Fátima, Caxias do Sul, RS

Enfermeira graduada pela Faculdade Enfermagem Nossa Senhora de Fátima (FÁTIMA). Caxias do  Sul, RS, Brasil.

Adriana Aparecida Paz, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e do Curso de Enfermagem FÁTIMA. Membro do Grupo Interdisciplinar em Saúde Ocupacional (GISO/UFRGS).

Emiliane Nogueira de Souza, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, RS

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da UFRGS. Docente do Departamento de Enfermagem da UFCSPA. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Práticas de Cuidado na Promoção da Saúde do Adulto com Alterações Cardiovasculares (PROCARDIO/IC-FUC).

Downloads

Publicado

2011-03-31

Como Citar

Oliva, S. B., Paz, A. A., & Souza, E. N. de. (2011). Conhecimento dos trabalhadores da indústria metal-mecânica sobre fatores de risco para doença arterial coronariana. Revista De Enfermagem Da UFSM, 1(2), 214–224. https://doi.org/10.5902/217976922560

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)