Situação da cobertura vacinal de imunobiológicos no período de 2009-2014

Autores

  • Taís Trombetta Dalla Nora Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-UFCSPA.
  • Adriana Aparecida Paz Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-UFCSPA.
  • Graciele Fernanda da Costa Linch Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-UFCSPA.
  • Alisia Helena Weis Pelegrini Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-UFCSPA.
  • Marta Ziziane Dorneles Wachter Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-UFCSPA.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769221605

Palavras-chave:

Cobertura vacinal, Imunização, Enfermagem, Sistemas de informação em saúde

Resumo

Objetivo: verificar a situação das coberturas vacinais nas três esferas político-administrativas no período de 2009-2014. Método: estudo de série histórica, utilizando dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde: Tuberculose, Rota Vírus Humano, Hepatite B, Poliomielite, Febre Amarela e Tríplice Viral. Resultados: no Brasil se constatou que as coberturas são estáveis, mantendo os imunobiológicos acima da meta durante o período. No Estado houve aumento da cobertura vacinal de todos imunobiológicos a partir de 2013. O município gaúcho acompanhou o delineamento do País e do Estado nas coberturas no período de 2009-2011, decaindo nos últimos dois anos. Conclusões: as coberturas vacinais analisadas estiveram em sua maioria semelhantes entre as três esferas, no entanto de 2012 para 2013, a cobertura do município caiu. A heterogeneidade de coberturas aponta como necessária a definição de estratégias capazes de direcionar as ações de enfermagem à prevenção das doenças imunopreveníveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Trombetta Dalla Nora, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-UFCSPA.

Enfermeira. Pós graduanda em Mestrado Profissional de Enfermagem pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Adriana Aparecida Paz, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-UFCSPA.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa da Práxis de Enfermagem (GEPPEN/UFCSPA). Porto Alegre/RS/Brasil.

Graciele Fernanda da Costa Linch, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-UFCSPA.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Departamento de Enfermagem. Porto Alegre/RS/Brasil.

Alisia Helena Weis Pelegrini, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-UFCSPA.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Departamento de Enfermagem. Porto Alegre/RS/Brasil.

Marta Ziziane Dorneles Wachter, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-UFCSPA.

Enfermeira. Pós graduanda em Mestrado Profissional de Enfermagem pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Enfermeira CAPS AD III no Sistema de Saúde Mãe de Deus. Canoas/RS/Brasil.

Downloads

Publicado

2017-01-20

Como Citar

Dalla Nora, T. T., Paz, A. A., Linch, G. F. da C., Pelegrini, A. H. W., & Wachter, M. Z. D. (2017). Situação da cobertura vacinal de imunobiológicos no período de 2009-2014. Revista De Enfermagem Da UFSM, 6(4), 482–493. https://doi.org/10.5902/2179769221605

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)