Cuidados paliativos oncológicos: tendências da produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976922482

Palavras-chave:

Enfermagem oncológica, Cuidados paliativos, Revisão

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar as tendências de produção científica a cerca do tema cuidados paliativos oncológicos. Foi construído por meio de revisão integrativa da literatura realizada em busca eletrônica pela Biblioteca Virtual de Saúde – BVS nas bases de dados Literatura Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – LILACS, Scientific Electronic Library – SCIELO e Literatura Internacional em Ciências da Saúde – MEDLINE. Os dados foram agrupados em quatro categorias temáticas: as questões éticas nos cuidados paliativos, o impacto da terminalidade na vida do indivíduo, a qualidade de vida nos cuidados paliativos e cuidado paliativo domiciliar. Com isso procede-se a discussão de conceito de cuidados paliativos na oncologia e as questões complexas que envolvem a temática, como a ética e a morte. Contudo, aponta os desafios do sistema de saúde e dos profissionais para discussão e implementação de políticas e serviços de saúde para o cuidado de pacientes terminais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiana de Araújo, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira no departamento de enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), trabalha como apoio pedagógico na área de enfermagem pediátrica. Graduada em 2007 pela mesma universidade. Pós-graduada em Cuidados Paliativos pelo Instituto Paliar (2018). Tem experiência profissional em oncologia adulto e pediátrica. Atualmente, realiza mestrado em promoção da saúde na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Graciele Fernanda da Costa Linch, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFRGS. Realizou doutorado sanduíche pela University of Illinois at Chicago (UIC), um Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde nos EUA. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação de Enfermagem da UFSM. Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), atua nas graduações de Enfermagem e de Informática Biomédica. É Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Mestrado Profissional em Enfermagem/UFCSPA. Líder do Grupo de Estudos das Evidências do Processo de Enfermagem e Taxonomias (GEEPET).

Downloads

Publicado

2011-03-22

Como Citar

Araújo, D. de, & Linch, G. F. da C. (2011). Cuidados paliativos oncológicos: tendências da produção científica. Revista De Enfermagem Da UFSM, 1(2), 238–245. https://doi.org/10.5902/217976922482

Edição

Seção

Artigos de revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.