Desfechos clínicos de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca em um hospital do noroeste do Rio Grande do Sul

Autores

  • Miquéias Bogado Kasctin dos Santos Hospital de Caridade de Ijuí, Ijuí, RS
  • Camila Rieffel Silveira Hospital de Caridade de Ijuí, Ijuí, RS
  • Maria Antonieta Pereira de Moraes Fundação Universitária de Cardiologia, Viamão, RS
  • Emiliane Nogueira de Souza Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769216467

Palavras-chave:

Tempo de internação, Cirurgia cardíaca, Cardiologia, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar os desfechos clínicos dos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca em um hospital de alta complexidade. Método: Estudo descritivo, longitudinal histórico, no qual foram analisados prontuários de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca no período de um ano. Resultados: Entre os 137 prontuários analisados, a cirurgia de revascularização do miocárdio foi a mais prevalente 85(62%). A média de tempo de internação na unidade de terapia intensiva foi de 2,93±4,53 dias, e na unidade de internação clinica/cirúrgica foi de 3,77±3,53 dias. As drogas mais utilizadas foram as vasoativas. As intercorrências mais prevalentes, no período pós-operatório, foram a hipotensão arterial 50(36,6%), sangramento 17(12,4%) e hiperglicemia 10(7,3%).  O tempo médio de permanência do dreno de tórax foi de 51h43min, do uso de ventilação mecânica foi de 16h38min e do tubo orotraqueal foi de 16h48min. Conclusão: Os principais desfechos clínicos no pós-operatório de cirurgia cardíaca relacionam-se com a condição hemodinâmica do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miquéias Bogado Kasctin dos Santos, Hospital de Caridade de Ijuí, Ijuí, RS

Enfermeiro assistencial da UTI-Coronariana do Hospital de Caridade de Ijuí/RS. Especialista em Enfermagem em Cardiologia (ICFUC).

Camila Rieffel Silveira, Hospital de Caridade de Ijuí, Ijuí, RS

Enfermeira Gestora da Emergência do Hospital de Caridade de Ijuí/RS. Especialista em Enfermagem em Cardiologia (ICFUC).

Maria Antonieta Pereira de Moraes, Fundação Universitária de Cardiologia, Viamão, RS

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saude: Cardiologia;  Professora e Coordenadora dos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu: Enfermagem em Cardiologia e da Residencia Multidisciplinar Integrada em Saude: Cardiologia do Instituto de Cardiologia do RS. Pesquisadora do Grupo Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Práticas de Cuidado na Promoção da Saúde do Adulto com Alterações Cardiovasculares (PROCARDIO)

Emiliane Nogueira de Souza, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, RS

Enfermeira Doutora em Ciências da Saúde: cardiologia e ciências cardiovasculares UFRGS. Docente da UFCSPA e do Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu: Enfermagem em Cardiologia IC-FUC. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Práticas de Cuidado na Promoção da Saúde do Adulto com Alterações Cardiovasculares (PROCARDIO).

 

Downloads

Publicado

2016-04-25

Como Citar

Santos, M. B. K. dos, Silveira, C. R., Moraes, M. A. P. de, & Souza, E. N. de. (2016). Desfechos clínicos de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca em um hospital do noroeste do Rio Grande do Sul. Revista De Enfermagem Da UFSM, 6(1), 102–111. https://doi.org/10.5902/2179769216467

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.