Dimensão política do cuidado às crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde: uma reflexão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769221976

Palavras-chave:

Saúde da criança, Saúde do adolescente, Políticas públicas, Doença crônica

Resumo

Objetivo: refletir sobre a dimensão política no cuidado à saúde de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde. Método: análise reflexiva sobre as políticas de saúde vigente, que se relacionam com a saúde da criança e do adolescente, considerando as demandas apresentadas por estas crianças. Resultados: apresenta-se alguns marcos das políticas públicas e sociais da saúde da criança e do adolescente, entre elas a inclusão dos direitos que asseguram o acesso universal à assistência à saúde. Dentre as políticas sociais, destaca-se a Lei Orgânica da Assistência Social. Conclusão: a despeito de as políticas públicas de saúde assegurarem os direitos de crianças e adolescentes, elas não atendem as especificidades das demandas dessa população que necessitam ser reconhecidas. Faz-se necessário o reconhecimento desta clientela nas taxas epidemiológicas no cenário nacional. O olhar de equidade é essencial para os desiguais que, muitas vezes, não encontram espaços nos serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa da Silveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, PALMEIRA DAS MISSÕES, RS

Doutora em Enfermagem. Especialista em Saúde do Adolescente, Saúde Coletiva, UTI Pediátrica e Neonatal. Professora do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões. Atua nas disciplinas de Saúde da Criança e do Adolescente, Práticas e Técnicas, Bioética. Possui experiência no campo da enfermagem pediátrica, com ênfase nas crianças e adolescentes com necessidades especiais em saúde (CRIANES). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva 2019/2020 (NEPESC/UFSM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em saúde do neonato, criança, adolescente e família (CRIANDO/UFSM) desde 2008. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa Criança, Adolescente e Família (NEPCAF) desde 2018. 

Eliane Tatsch Neves, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Pós-doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP (2014-2015) com fomento CNPq. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) com estágio doutoral junto a Culture and Mental Health Research Unit (McGill University - Montreal, Canadá). Especialista em Saúde Coletiva e Enfermagem Pediátrica. Atualmente, é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria, exercendo a docência nos Cursos de Graduação e Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem pediátrica; política e problemática da saúde da criança no contexto social brasileiro; criança com necessidades especiais de saúde; educação em saúde; empoderamento com uma abordagem sociocultural para a promoção de saúde. Pesquisas com métodos de produção de dados grupais (grupo focal, grupos operativos e método criativo sensível). Contemplada Edital Universal MCTI/CNPq Nº 14/2014.

Downloads

Publicado

2017-09-11

Como Citar

Silveira, A. da, & Neves, E. T. (2017). Dimensão política do cuidado às crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde: uma reflexão. Revista De Enfermagem Da UFSM, 7(2), 337–346. https://doi.org/10.5902/2179769221976

Edição

Seção

Artigos de reflexão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.