Ser cuidadora familiar de criança com asma: análise do discurso e estudo de suas significações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769210991

Palavras-chave:

Asma, Cuidadores, Linguística, Enfermagem familiar

Resumo

Objetivo: identificar a formação discursiva e os sentidos de uma cuidadora familiar de criança com asma. Método: pesquisa descritiva, abordagem qualitativa, que utilizou o Método Criativo – Sensível com familiares de crianças com asma, aplicando a Dinâmica de Criatividade e Sensibilidade (DCS) Costurando Estórias. Os dados foram interpretados tendo por base teórica a Análise do Discurso de linha francesa. Resultados: evidenciou-se na formação discursiva de uma cuidadora que o sentido é determinado pela posição-sujeito em questão, desvelando o político, o ideológico e o social em funcionamento. Conclusões: é necessário rever as formas de discursividades, propondo uma atuação mais dinâmica como mediador do processo de cuidado compartilhado com a família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neila Santini de Souza, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem do Doutorado Interinstitucional promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIFESP/UFRJ/UFSM – DINTER Novas Fronteiras, Professora Assistente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA – Campus Uruguaiana/RS

Eliane Tatsch Neves, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM - RS.

Regina Issuzu Hirooka de Borba, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Pediátrica e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP - SP.

Downloads

Publicado

2014-01-27

Como Citar

Souza, N. S. de, Neves, E. T., & Borba, R. I. H. de. (2014). Ser cuidadora familiar de criança com asma: análise do discurso e estudo de suas significações. Revista De Enfermagem Da UFSM, 3, 573–580. https://doi.org/10.5902/2179769210991

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>