Ser cuidadora familiar de criança com asma: análise do discurso e estudo de suas significações
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769210991Palavras-chave:
Asma, Cuidadores, Linguística, Enfermagem familiarResumo
Objetivo: identificar a formação discursiva e os sentidos de uma cuidadora familiar de criança com asma. Método: pesquisa descritiva, abordagem qualitativa, que utilizou o Método Criativo – Sensível com familiares de crianças com asma, aplicando a Dinâmica de Criatividade e Sensibilidade (DCS) Costurando Estórias. Os dados foram interpretados tendo por base teórica a Análise do Discurso de linha francesa. Resultados: evidenciou-se na formação discursiva de uma cuidadora que o sentido é determinado pela posição-sujeito em questão, desvelando o político, o ideológico e o social em funcionamento. Conclusões: é necessário rever as formas de discursividades, propondo uma atuação mais dinâmica como mediador do processo de cuidado compartilhado com a família.
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