TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS AMPLIANDO LIMITES DE AULAS DE LÍNGUAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO IDIOMAS SEM FRONTEIRAS-INGLÊS NA UFSM
Palabras clave:
Idiomas sem Fronteiras, Tecnologias educacionais, Ensino/aprendizagem remoto.Resumen
Devido à pandemia do Covid-19, professores e alunos foram compulsoriamente transferidos para um contexto remoto de ensino/aprendizagem. O programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) enfrentou a mesma realidade e teve que oferecer seus cursos inteiramente de forma não-presencial. Nesse período de transição, o principal entrave didático foi a falta de uma diretriz específica sobre quais tecnologias seriam utilizadas (e como elas seriam utilizadas) nas aulas online. A partir desse contexto, relatamos aqui uma experiência pedagógica em três cursos remotos do IsF-Inglês na Universidade Federal de Santa Maria, no segundo semestre letivo de 2020. Nosso objetivo é apresentar uma contribuição para a discussão sobre os problemas e as possibilidades de um ensino/aprendizagem remoto ancorado no uso de tecnologias de ensino. Nas aulas, utilizamos o Google Forms, Google Meet, Google Slides, Google Docs e Google Drive, além de redes sociais e e-mail. Tais tecnologias foram importantes para que os três cursos fossem bem-sucedidos. Um dos principais resultados positivos de nossa experiência foram conversas com pessoas estrangeiras sobre aspectos culturais, o que se tornaria quase inviável em aulas presenciais. Além disso, essas tecnologias permitiram um aumento do público-alvo do programa, posto que houve matrícula de alunos de campi de outras cidades que não Santa Maria. Esperamos que nosso relato possa servir como um facilitador de ideias sobre metodologias de ensino– sobretudo em aulas de línguas adicionais –, nesse período dinâmico em que temos que buscar soluções cada vez mais rápido para novos problemas referentes à educação.
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Citas
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