PAPO PET PODCAST: O CANAL DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995085949

Palavras-chave:

Educação Física, Podcast, Tecnologias educacionais

Resumo

Este artigo descreve um projeto desenvolvido no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET) em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), acerca das tecnologias com base no áudio. O Podcast, uma ferramenta de áudio conhecida pela sua praticidade de criação e distribuição, facilita o acesso e potencializa novas formas de difusão e conhecimento oriundos do Programa e de diversos temas da Educação Física. O objetivo deste artigo foi descrever a construção e implementação do projeto, focando em ações pilotos, visando integrar os planejamentos anuais futuros do grupo. A pesquisa busca responder a seguinte problemática: em que medida os processos comunicativos acionados pela ferramenta Podcast colaboram na divulgação e na ampliação das discussões elaboradas a partir do Programa PET Educação Física da UFSM? A metodologia adotada baseia-se na pesquisa participante, com o acréscimo da roteirização, essencial na elaboração das Tecnologias Educacionais em Rede (TER), com o intuito de criar um canal de informação e interlocução baseado em conteúdos de áudio. A problemática auxiliará na busca por subsídios para a implementação do projeto sobre Podcasts como uma atividade do PET Educação Física da UFSM no planejamento de 2024. O “Papo PET Podcast” resultou na publicação de oito episódios na íntegra do Spotify com a participação ativa dos Petianos/as na construção do projeto piloto, utilizando a roteirização como base para a estruturação do canal, uma metodologia crucial em tecnologias de áudio. Além disso, o novo projeto foi bem recebido pelo grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Crestani Garcia, Universidade Federal de Santa Maria

Aluno de especialização no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduando do curso de Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2019).

Antonio Guilherme Schmitz Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1985), mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutor em Ciências da Comunicação Processos Midiáticos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). É professor associado do Departamento de Desportos Coletivos do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD/UFSM). Atua nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado (Educação Física) e como pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação Física Escolar do CEFD/UFSM e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), do Centro de Educação da UFSM.

Referências

AGUIAR, Bernardo; CORREIA, Walter; CAMPOS, Fábio. Uso da Escala Likert na Análise de Jogos. X SBGames - Salvador - BA, November 7th - 9th, 2011. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Fabio-Campos-7/publication/266051378_Uso_da_Escala_Likert_na_Analise_de_Jogos/links/54b1b66e0cf28ebe92e18fdb/Uso-da-Escala-Likert-na-Analise-de-Jogos.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2023.

AMORIN, Andrea de Lima Trigueiro; ARAÚJO, Maria Jovelina da Cruz Guimarães. Como o isolamento social causado pela pandemia de Covid-19 impactou o consumo de podcasts no Brasil: uma análise de matérias jornalísticas nacionais. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.3, p. 25802-25815, mar 2021. Disponível em: <https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26323/20875>. Acesso em: 01 maio. 2023.

BERMUDES, Wanderson Lyrio; SANTANA, Bruna Tomaz; BRAGA, José Hamilton Oliveira; SOUZA, Paulo Henrique. Tipos de escalas utilizadas em pesquisas e suas aplicações. VÉRTICES, Campos dos Goytacazes/RJ, v.18, n.2, p. 7-20, maio/ago. 2016. Disponível em: <https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v18n216-01/5242>. Acesso em: 15 ago. 2023.

COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro: edição revista e atualizada com exercícios práticos. 5. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

CRUZ, Sónia Catarina. O podcast no ensino básico. In: CARVALHO, A. A. (Org.). Actas do Encontro sobre Podcasts. Braga: CIEd, p. 65-80, 2009. Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9991/1/Cruz-2009-Enc%20sobre%20Podcasts.pdf>. Acesso em: 01 maio. 2023.

FERNANDES, Laís Cerqueira; MUSSE, Christina Ferraz. O potencial da narrativa transmídia em podcasts: contando histórias na era da convergência. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Joinville, SC. 2 a 8/09/2018. Disponível em: <https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-1651-1.pdf>. Acesso em: 3 maio. 2023.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Aprofundamento de uma estratégia de classificação para podcasts na educação. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 32, p. 391 - 411, 2015. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816322015391>. Acesso em: 01 maio. 2023.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Podcast: breve história de uma nova tecnologia educacional. Educação em Revista, Marília, v.18, n.2, p. 55-70, Jul.-Dez., 2017. Disponível em: <https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/7414>. Acesso em: 25 abr 2023.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002. Bibliografia. ISBN 85·224-3169-8

LUIZ, Lucio; ASSIS, Pablo de. O Podcast no Brasil e no Mundo: um caminho para a distribuição de mídias Digitais. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/r5-0302-1.pdf>. Acesso em: 5 maio. 2023.

MACHADO, Braulio da Silva. O ensino do futsal: as tecnologias educacionais em rede, uma cartografia da midiatização e a roteirização de processos didáticos-pedagógicos. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021.

MARIANI, Fábio; CARVALHO, Ademar de Lima. Pesquisa participante: um recorte teórico acerca da abordagem de pesquisa e suas influências epistemológicas. Revista da Faculdade de Educação. Ano VII, nº 12 (jul./dez. 2009). Disponível em: < https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3648>. Acesso em: 10 maio 2023.

MELO, Narcisa Castilho. PODCAST: uma nova ferramenta no contexto educacional. Educação Sem Distância, Rio de Janeiro, n.3, jun. 2021. Disponível em: <https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/100/31>. Acesso em: 2 maio. 2023.

OLIVEIRA, André Luiz Turchiello; ROCHA, Karla Marques da. Novas Perspectivas Acerca da Utilização de Tecnologias Educacionais em Rede no Instituto Federal Farroupilha | Campus São Vicente do Sul. In: Ana Cláudia Oliveira Pavão; Karla Marques da Rocha. (Org.). Tecnologias Educacionais Em Rede produtos e práticas inovadoras. 1ed.Santa Maria: Experimental pE.com UFSM, 2017, v. 1, p. 19-32. Disponível em: < https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/517/2019/01/Tecnologias-educacionais-em-rede-produtos-e-pr%C3%A1ticas-inovadoras_2017.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2023.

SAIDELLES, Tiago; MINUZI, Nathalie; BARIN, Cláudia Smaniotto; SANTOS, Leila Maria Araújo. A utilização do Podcast como uma ferramenta inovadora no contexto educacional. 23ª Seminário Internacional de Educação, Tecnologias e Sociedade. 2018. Disponível em: <https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1143>. Acesso em: 06 maio 2023.

SILVA JÚNIOR, Severino Domingos; COSTA, Francisco José. Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion. PMKT – Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia (ISSN 2317-0123 On-line), São Paulo, Brasil, V. 15, p. 1-16, outubro, 2014. Disponível em: <https://revistapmkt.com.br/wp-content/uploads/2022/01/1_Mensuracao-e-Escalas-de-Verificacao-uma-Analise-Comparativa-das-Escalas-de-Likert-e-Phrase-Completion-1.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2023.

SIMÕES, Vivianne Augusta Pires. Tecnologia, tecnologia educacional e novas tecnologias. Akrópolis, 10 (4), out/dez., 2002. Disponível em: <https://ojs.revistasunipar.com.br/index.php/akropolis/article/view/1917/1667>. Acesso em: 2 maio. 2023.

SOUSA, Adão; BESSA, Fátima. Podcast e utilização do software Audacity. AA Carvalho, Manual de Ferramentas da Web, v. 2, p. 41-56, 2008. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/55609243.pdf#page=41>. Acesso em: 09 jun. 2023.

SPOTIFY. Spotify Podcast: MuzyCAST. 2020. Página inicial. Disponível: https://open.spotify.com/show/6Z89Nj1l050AVm8TTBznrJ?si=ca5daa5050ec4769. Acesso em: 9 maio. 2023.

TREMESCHIN, Leonardo. PAUTA: COMO CRIAR E GUIAR SEU PODCAST. 2013. Disponível em: <https://mundopodcast.com.br/podcasteando/pauta-criar-podcast/>. Acesso em: 15 maio. 2023.

Downloads

Publicado

2024-09-06

Como Citar

Garcia, M. C., & Schmitz Filho, A. G. (2024). PAPO PET PODCAST: O CANAL DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 5(1), e7/1–22. https://doi.org/10.5902/2675995085949

Edição

Seção

Dossiê Temático Gestão Educacional em Rede

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.