Oficina EtnoeducAtiva: uma proposta interdisciplinar de sensibilização socioambiental em área costeira
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130836981Palavras-chave:
Educação ambiental, Conhecimento tradicional, Natureza e Sociedade, Arembepe, CordelResumo
O termo Etno significa como grupos locais veem o mundo. O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados da proposição da oficina de educação ambiental intitulada EthoeducAtiva como estratégia de educação ambiental e reconhecimento da comunidade tradicional local. A etapa I do estudo e de caráter etnobiológico foi realizada em março a junho de 2017 com aplicação trinta e uma entrevistas semiestruturadas junto aos pescadores e marisqueiras de Arembepe. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo que permitiu a interpretação dos dados. Com o resultado parcial da pesquisa foi realizada a oficina experimental com estudantes do oitavo ano de uma escola de ensino fundamental II, inserida da área de estudo denominada EthoeducAtiva - etapa II. O desenvolvimento da oficina deu-se inicialmente através de uma proposta interdisciplinar entre as disciplinas de ciências naturais e língua portuguesa e foi elaborado um texto de cordel fruto da reflexão dos dados encontrados nas entrevistas. A oficina permitiu a associação do conhecimento tradicional com a formação educacional de estudantes em espaços formais de educação. Estratégias que oportunize a elaboração de cordéis ou qualquer outro produto devem ser estimuladas, sobretudo em países que possuem patrimônio natural e cultural tão diverso como o Brasil. Neste sentido, vislumbra-se o desenvolvimento do saber cuidar do meio ambiente e valorização de comunidades tradicionais seja no âmbito local, com reflexões e ações para questões socioambientais em perspectiva global.
Downloads
Referências
ACIOLI A.S. Literatura popular como ferramenta para a educação ambiental. Revista brasileira de educação ambiental.2010:v.5:76-83.
ALBUQUERQUE U.P, ALVES G.C.A. O que é etnobiologia? In: ALBUQUERQUE, U.P. Introdução à Etnobiologia. Recife: NUPPEA;2014.17-22.
ANDREOLI V.M, ANACLETO A. Compartilhando saberes: os conhecimentos tradicionais e a educação ambiental. In: Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA, IX.2006:s.p.
BARDIN L. Análise de Conteúdo. Presses Universitaires de France:1977.
BEGOSSI A. Áreas, pontos de pesca, pesqueiros e territórios na pesca artesanal. In: BEGOSSI, A. (Org). Ecologia de pescadores da Mata Atlântica e da Amazônia. São Paulo: HUCITEC, NEPAM/UNICAMP/NUPAUB/USP – Fabesp ; 2004. p. 223-253.
BOFF L. Saber cuidar. 20.ed. Petrópolis: Vozes; 2014.
CLAUZET M, RAMIRES, M, BEGOSSI, A. Etnoictiologia dos pescadores artesanais da praia de Guaibim, Valença, BA, Brasil.- Neotropical Biology and Conservation.2007:136-154.
EVANGELISTA-BARRETO N.S. et al. Indicadores socioeconômicos e percepção ambiental de pescadores em São Francisco do Conde, Bahia. Bol. Inst. Pesca. 2014:459-470.
HANAZAKI N. Etnoecologia, etnobiologia e as interfaces entre o conhecimento científico e o conhecimento local. In: Anais da Reunião Anual da SBPC [Internet]; 2006 julho; Florianopolis, Brasil [cited 2019 fev 15]: < http://www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/atividades/TEXTOS/texto_290.html. KOTTAK C.P. Assault on Paradise: Social Change in a Brazilian Village. USA. McGraw-Hill Companies, Inc. 1999.
MARCONDES M. E. R. Proposições metodológicas para o ensino de química: oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania. EM EXTENSÃO.2008; V. 7:67-77.
MARTIN G. J. Etnobotany, a methods manual. Earthscan London; 2004.
MEDINA N.M. Educar – uma perspectiva humanística. Congresso Internacional de Educação do Colégio Coração de Jesus; 1998 Junho; Florianópolis;2000
MEIRELES M.P.A, MEIRELES, V.J.S, VIEIRA, L.S,. BARROS R.F.M. Características da pesca artesanal realizada na comunidade Passarinho/ Ilha das Canárias/MA. Gaia Scientia.2017;12-26.
MOURÃO J. S, MONTENEGRO, S. C. S. Pescadores e Peixes: o conhecimento local e o uso da taxonomia folk baseado no modelo berlineano. vol. 2, Recife: NUPPEA; 2010.
OLIVEIRA JUNIOR, S, SATO, M. Educação Ambiental e Etnoconhecimento: parceiras para a conservação da diversidade de aves pantaneiras. Ambiente e Educação.2006. V. 11: 125-137.
PEREIRA, B. E, DIEGUES, A. C. Conhecimento de populações tradicionais como possibilidade de conservação da natureza: uma reflexão sobre a perspectiva da etnoconservação. Desenvolvimento e Meio ambiente.2010: 37-50
.
PROJETO TAMAR [Internet]. Arembepe–Ba. Brasil.[cited 2019 feb 15] < http://www.tamar.org.br/centros_visitantes.php?cod=2>.
RIBEIRO A.S, ROSA R.R.G, BUSSOLETTI D.M, HAERTER L. A água como destino: na colônia de pescadores Z-3, territórios e territorialidades entre mar e terra. Revista memória em rede.2018;v.10:2177-4129.
TAMAIO I, LAYRARGUES P. P. Quando o parque (ainda) não é nosso: educação ambiental, pertencimento e participação social no Parque Sucupira, Planaltina (DF). Espaço & Geografia.2014:V.17: 145-182.
TOLEDO V. M, BARREREA-BASSOLS N. A etnoecologia: uma ciência pós-normal que estuda as sabedorias tradicionais. Desenvolvimento e Meio Ambiente.2009: 31-45.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ethical guidelines for journal publication
The REMOA is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding author should ensure that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviews should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that authors can use them for improving the paper. Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.