Saber e fazer – uma dialética reflexiva na formação do cidadão

Autores

  • Ticiana Fagundes da Porciuncula de Vilhena Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Gisele Lángaro Soares Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Ana Claudia Silveira Ribeiro Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Julianne Marçal Munhoz Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Valdir Marcos Stefenon Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613086198

Palavras-chave:

Ambiente escolar, Cidadania, Conscientização

Resumo

O presente artigo aborda a temática qualidade de vida escola como aspecto componente da formação do cidadão. A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental de São Gabriel-RS, onde foram aplicados questionários que abrangiam questões referentes à estrutura física, escola ideal e aluno como protagonista da vida escolar. A partir dos dados coletados iniciouse uma pesquisa sobre a discrepância entre o que foi respondido e como é a realidade escolar. Conforme os resultados infere-se que os alunos tem a noção do que é certo e errado no ambiente escolar, mas atitudes não correspondem aos que os alunos descrevem como socialmente aceitos.

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Referências

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Publicado

2012-08-07

Como Citar

Vilhena, T. F. da P. de, Soares, G. L., Ribeiro, A. C. S., Munhoz, J. M., & Stefenon, V. M. (2012). Saber e fazer – uma dialética reflexiva na formação do cidadão. Revista Monografias Ambientais, 8(8), 1916–1923. https://doi.org/10.5902/223613086198

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