A educação ambiental na gestão de resíduos dos laboratórios da Fepagro/sede (Fundação Estadual De Pesquisa Agropecuária)
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613084277Palabras clave:
Sensibilizar, Processo pedagógico, RejeitosResumen
Educação Ambiental é um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornem aptos a agir e resolver problemas ambientais, presentes e futuros (UNESCO, 1987). Essa tem como objetivo sensibilizar e constitui uma forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura estimular na pessoa uma consciência crítica sobre a problemática ambiental. A implementação de um programa de gestão de resíduos é algo que exige, antes de tudo, mudança de atitudes, e por isto, é uma atividade que traz resultado a médio e longo prazo, além de requerer realimentação contínua. Daí a importância do aspecto humano, pois o sucesso do programa está fortemente centrado na mudança de atitudes de todos os atores da unidade geradora. A divulgação é fundamental para a sensibilização e difusão de idéias e atitudes que o sustentarão (Jardim, 1998). Pensando nisto, se realizou um levantamento através de entrevista quantitativa dirigida aos integrantes dos laboratórios da FEPAGRO/Sede, localizada no município de Porto Alegre/RS. Os entrevistados de ambos os sexos apresentaram distribuição das faixas etárias entre 21 a 60 anos, no entanto o sexo masculino apresentou integrantes até próximo aos 70 anos. Dos cinco itens questionados aos entrevistados o que se refere a demanda de trabalho dos laboratórios, 70,59% assinalaram com ambas, tanto interna quanto externa e 23,53% apenas como interna. Quanto as análises realizadas pelos laboratórios 29,41% assinalaram Química e Física, 23,53% Biológica, 17,65% como Física e Biológica e 5,88% tanto para todas e nenhuma das alternativas. Todos os entrevistados concordaram da produção de resíduos nos seus laboratórios de trabalho e, estes resíduos 94,12% são sólidos e líquidos. A classificação dos lixos produzidos foram agrupadas pelos entrevistados em: metais, vidros, plásticos, orgânicos e inorgânicos 35,30%; vidros, plásticos, orgânicos e inorgânicos 23,53%; 11,76% tanto para vidros e inorgânicos como plásticos e orgânicos e 5,88% para plásticos, orgânicos e inorgânicos, assim como para orgânicos e inorgânicos. Portanto, existe a importância da gestão de resíduos já que os laboratórios produzem análises e resíduos diversos para vários fins. Muito embora não haja uma legislação específica que trate do destino final de resíduos químicos oriundos das atividades de ensino e de pesquisa, isto não deve ser usado como um pretexto para a falta de gerenciamento destes rejeitos (Jardim, 2009).
Descargas
Citas
AFONSO, J.C. et al., Gererenciamento de resíduos laboratoriais: recuperação de elementos e preparao para descarte final. Química Nova, v.26, n.4, São Paulo, 2003, p.602-611.
CBS Previdência. COLETA SELETIVA DE LIXO. Disponível em: http://www.cbsprev.com.br/web/images/Coleta_Seletiva_de_lixo.pdf. Acesso em: 7 nov. 2011.
CUNHA, C.J. O programa de gerenciamento dos resíduos laboratoriais do Depto de Química da UFPR. Química Nova, v.24, n. 3, São Paulo, 2001, p.424-427.
JARDIM, W.F. Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios de ensino e pesquisa. Química Nova, v.21, n.5, São Paulo, 1998, p.671-673.
________. Gerenciamento de resíduos químicos. Disponível em: http://Iqa.iqm.unicamp.br/pdf/LivroCap11.PDF. Unicamp. Campinas, 2009.
SCHWAMBACH, K.H. Utilização de plantas medicinais e medicamentos no autocuidado no município de Teutônia, RS. Porto Alegre: UFRGS, 2007, 98p.
TAVARES, G.A.; BENDASSOLLI, J.A. Implantação de um programa de gerenciamento de resíduos químicos e águas servidas nos laboratórios de ensino e pesquisa no CENA/USP. Química Nova, v.28, n.4, São Paulo, 2005, p.732-738.
UNESCO. Internacional Strategy for Action in the field of Enviroment Education and Training for the 1990s. Disponível em: http://unescodoc.unesco.org/images/0008/000805/080583eo.pdf. Acesso: 7 nov. 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ethical guidelines for journal publication
The REMOA is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding author should ensure that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviews should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that authors can use them for improving the paper. Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.