Limites e possibilidades do uso das TIC como ferramenta para a educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130834847

Palavras-chave:

PNEA, Responsabilidade Ambiental, Cidadania, Ferramentas tecnológicas, Ensino

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados de uma revisão sistematizada no que diz respeito à Educação Ambiental e Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC. O estudo refere-se a uma pesquisa documental exploratória objetivando relacionar, analisar e comparar as experiências encontradas dentro deste campo de atuação.  Observa-se que a Educação Ambiental é um campo abrangente de pesquisa e vem sendo vista como um instrumento para formação de cidadãos voltados para a conservação do meio ambiente. Enquanto que a temática TIC é um campo emergente, que cresce a cada dia, como um possível recurso pedagógico nas instituições de ensino superior, visando a revitalização do processo educacional e abrindo novas possibilidades de educação ambiental com base na aprendizagem autônoma. Conclui-se então que a vinculação estre os referidos núcleos: Educação Ambiental e TIC torna-se promissora ao associarmos processos educativos formais às ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado o que contribui para o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social. As limitações encontradas destacam-se quanto à aceitação e acreditação nas novas metodologias de ensino, por parte dos sujeitos envolvidos no processo ensino aprendizagem tornando desafiador para a Educação Ambiental realizar um trabalho inovador na transformação de hábitos e na geração de comportamentos pró-ambientais.

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Biografia do Autor

Luana Ribeiro Pinto Araujo, Universidade Católica do Salvador, Salvador, BA

Mestranda em Planejamento Ambiental pela UCSal. Supervisora de Tutoria e Docente da disciplina Empreendedorismo, ambos na UCSal 

Katia Regina Benati, Universidade Católica do Salvador, Salvador, BA

Professora da graduação e da pós graduação da Universidade Católica do Salvador (UCSal)

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Publicado

2019-05-28

Como Citar

Araujo, L. R. P., & Benati, K. R. (2019). Limites e possibilidades do uso das TIC como ferramenta para a educação ambiental. Revista Monografias Ambientais, 17, e7. https://doi.org/10.5902/2236130834847

Edição

Seção

PROBLEMAS AMBIENTAIS

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