Metodologia de avaliação ambiental na análise de alternativas locacionais de pilhas de estéril

Autores/as

  • Ray Garcia Forgearini Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS
  • Raul Oliveira Neto Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS
  • Luis Eduardo de Souza Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS,
  • Luciana Arnt Abichequer Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS
  • Ítalo Gomes Gonçalves Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130818714

Palabras clave:

Pilha de estéril, Impacto ambiental, Medidas mitigadoras e compensatórias

Resumen

Este trabalho visa aplicar uma metodologia de planejamento ambiental como auxilio à analise de alternativas locacionais para a disposição do estéril a ser gerado nas fases de desenvolvimento e operação da futura cava da mina Três Estradas de fosfato. Aplicando orientações técnicas, presentes na NBR 13029 da ABNT, com caráter de minimização dos impactos ao meio ambiente, aplicando pesos a parâmetros ambientais para cada alternativa e, assim, comparando-as e apresentando uma hierarquização das alternativas, o estudo leva a proposição de medidas mitigadoras e compensatórias gerais, que devem ser aprofundadas após a escolha da melhor alternativa por parte da empresa. Após aplicação da metodologia proposta no trabalho, chegou-se à conclusão, por uma das alternativas que foi melhor pontuada, de acordo com os critérios estabelecidos, que foi a Pilha 4, entre as quatro alternativas previstas no projeto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ray Garcia Forgearini, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS

Tecnólogo em Mineração, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS, Brasil

Raul Oliveira Neto, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS

Engenheiro(a) de Minas/Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Mineral (PPGTM), Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS, Brasil

Luis Eduardo de Souza, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS,

Engenheiro(a) de Minas/Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Mineral (PPGTM), Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS, Brasil

Luciana Arnt Abichequer, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS

Engenheiro(a) de Minas/Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Mineral (PPGTM), Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS, Brasil

Ítalo Gomes Gonçalves, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS

Engenheiro(a) de Minas/Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Mineral (PPGTM), Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS, Brasil

Citas

ÁGUIA RESOURCES, Estudos preliminares geotécnicos, de recursos hídricos e ambientais para o projeto Fosfato Três Estradas, Volume II – Estudos Geotécnicos e Hidrogeológicos, 26 p, (2012).

CHELOTTI. M.C. Produção desigual do espaço e dinâmica regional da agropecuária na Campanha Gaúcha (Brasil). Observatórium. Revista Eletrônica de Geografia. V. 2. N6. P36-7. 2006.

IGLESIAS, C.M.F. Análise integrada de dados geológicos e estruturais para a prospecção de ouro na região de Torquato Severo (RS). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais – PPGEM - Porto Alegre (2000).

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Carta topográfica – Folha Coxilha do tabuleiro (SH-21-Z-BVI-4) em escala 1:50.000 (1980).

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Informações Municipais. Disponivel em http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=431150 – Acesso em Agosto de 2014.

MONTAÑO, M; RANIERI, V. E. L. ; SOUZA, M. P. Sistemas de Informação Geográfica Aplicados à Análise Ambiental: Subsídios à Gestão Ambiental Municipal. In: III Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental - Gestão Ambiental Urbana e Industrial, (2002).

NBR 13029 (2006) - Elaboração e apresentação de projeto de disposição de estéril, em pilha, em mineração, Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, 8 p, (2006).

NRM 19 - Disposição de Estéril, Rejeitos e Produtos, Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM.

SÁNCHEZ, L.E. Livro Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos, ed. Oficina de Textos – São Paulo, 495 p, (2008).

SANTOS, R.F. Livro Planejamento Ambiental: teoria e prática, ed. Oficina de Textos – São Paulo, 184 p (2004).

Publicado

2015-07-08

Cómo citar

Forgearini, R. G., Oliveira Neto, R., Souza, L. E. de, Abichequer, L. A., & Gonçalves, Ítalo G. (2015). Metodologia de avaliação ambiental na análise de alternativas locacionais de pilhas de estéril. Revista Monografias Ambientais, 14, 80–97. https://doi.org/10.5902/2236130818714

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.