Ensino interdisciplinar da educação ambiental nas disciplinas de Biologia e Química do ensino médio: uma proposta para as escolas públicas do município de Ariquemes, Rondônia, Brasil

Authors

  • Renato André Zan Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Ariquemes, RO
  • Cleiton Costa de Farias Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Ariquemes, RO
  • Filomena Maria Minetto Brondani Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Ariquemes, RO
  • Nathália Vieira Barbosa Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Ariquemes, RO
  • Dionatas Ulises Oliveira Meneguetti Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Ariquemes, RO
  • Gustavo José Farias Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Ariquemes, RO

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613085226

Keywords:

Environmental Education, Interdisciplinarity, Ariquemes, Chemistry, Biology

Abstract

This work says about the use of Environmental Education as an interdisciplinary teaching tool, for the disciplines of Biology and Chemistry. Was based in gather an interdisciplinary proposal to the inclusion of the theme Environmental Education, in a way practice and problematizing, between the students, in order to sensitize them, about the environmental impacts, evidenced in the present moment. The verification about the factors of the environmental education was made by searching, in relevant material, bibliographies available. Due to the method of approach, was chose to use proposals, existing in the literature and that aimed at the possibility of deployment in high schools, in the public education in Ariquemes city, Rondônia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Renato André Zan, Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Ariquemes, RO

Professor da FAEMA

Cleiton Costa de Farias, Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Ariquemes, RO

Aluno de pós gradução de Educação em ciências

Filomena Maria Minetto Brondani, Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Ariquemes, RO

Professora da FAEMA

Nathália Vieira Barbosa, Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Ariquemes, RO

Professora da FAEMA

Dionatas Ulises Oliveira Meneguetti, Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Ariquemes, RO

Professor da FAEMA

Gustavo José Farias, Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Ariquemes, RO

Professor da FAEMA

References

ANDRADE, Thales de . Inovações tecnológicas e meio ambiente. Ambiente & Sociedade – Vol. VII, nº. 1, jan./jun., 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/asoc/v7n1/23538.pdf. Acesso em: 18/07/2011.

BIO, Lucas. Experimento: Evapotranspiração. 2011. Disponível em: http://proflucasbio.blogspot.com/2011/04/experimento-evapotranspiracao.html. Acesso em: 23/06/2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica.v.2. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.135 p. Disponível em: http://www.cespe.unb.br/vestibular/1VEST2010/.../book_volume_02_internet.pdf. Acesso em: 13/05/2011.

BRASIL, Ministério da Ciência e Tecnologia. Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas. Mudança do Clima 2007: Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade Contribuição do Grupo de Trabalho II ao Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima.2007. Disponível em: http://www.mct.gov.br/upd_blob/0015/15131.pdf. Acesso em: 27/05/2011.

CARLOS, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades. Universidade de Brasília. 2007. Disponível em: http://scholar.google.com.br/scholar?q=Interdisciplinaridade+no+Ensino+M%C3%A9dio:+desafios+e+potencialidades&hl=pt-BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart. Acesso em: 27/05/2011.

CARTA da terra. 2011. Disponível em: http://www.reasul.org.br/mambo/files/CartadaTerra_Completa.pdf. Acesso em: 13/07/2011.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DR. NUNO SIMÕES. Actividade Experimental nº 2:Decomposição da matéria orgânica.2011. Disponível em: http://www.portefolionaturas.net/8.protocolo.decomposicao.pdf. Acesso em: 25/06/2011.

FERREIRA, Luiz Henrique; ABREU, Daniela Gonçalves de; IAMAMOTO, Yassuko; ANDRADE, José Fernando de. Determinação Oxigênio dissolvido em água. Química nova na escola. n. 19, Mai, 2004. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc19/a10.pdf. Acesso em: 18/07/2011.

FERREIRA, Leandro Valle; VENTICINQUE, Eduardo; ALMEIDA, Samuel. O desmatamento na Amazônia e a importância das áreas protegidas. Estudos avançados. v 19 (53), 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v19n53/24086.pdf. Acesso em: 17/07/201.

FUCHS, Regina Barboza Hardok . Educação ambiental como desenvolvimento de atividades interdisciplinares na 5ª série do ensino fundamental. Monografia de especialização. Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Ciências Rurais, programa de pós-graduação em educação ambiental Santa Maria, Rs. 2008. Disponível em: http:jararaca.ufsm.br/websites/unidadedeapoio/download/monoRegina.pdf. Acesso em: 11/07/2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia saberes necessários a prática educativa. 39 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

FREIRE, Paulo. Conscientização Teoria e Prática da Libertação: uma Introdução ao Pensamento de Paulo Freire. 3 ed. São Paulo: Centauro, 2001.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Banco de dados Cidades.2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1. Acesso em: 25/06/2011.

JACOBI, Pedro. Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, março/2003 . Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf. Acesso em:17/07/2011.

FEARNSIDE, Philip M.Desmatamento na Amazônia: dinâmica, impactos e controle. ACTA Amazônica. v. 36 ,n. (3), p.395 – 400, 2006.Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aa/v36n3/v36n3a18.pdf. Acesso em: 17/07/2011.

MACEDO, Lino de. Construtivismo e Práticas Pedagógicas.São Bernardo do Campo: Atta mídia e educação.[2011].DVD.

MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educação: introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. 13 ed. São Paulo: Loyola, 2007.

MUNDO . Política Nacional de Educação Ambiental - 6ª versão - câmara técnica e.a. conama 25.10.99. 2003.Disponível em: http://www.pickupau.org.br/mundo/florestal_codigo/codigo_florestal_educacao_ambiental.htm. Acesso em: 19/07/2011.

DICAS DE OURO. Plantando o Lixo. 2010. Disponível em: http://dicadeouro.com/ciencias%20e%20biologia/conteudos/Laboratorio/Lixo.php. Acesso em: 25/06/2011.

PREFEITURA. Municipal de Ariquemes. Documento Final Plano Municipal de Educação : aprovado pelo Fórum Municipal de Educação . Ariquemes: Prefeitura Municipal de Ariquemes, 2009.

PREFEITURA. Municipal de Ariquemes. Localização de Ariquemes. 2011.Disponível em: http://www.ariquemes.ro.gov.br/default.asp?secao=conteudo.asp&tb=pt_ariquemes&tit=Localização&cp=localizacao. Acesso em: 19/07/2011.

Aspectos da interdisciplinaridade e transversalidade na Educação Ambiental.2011. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1047&class=02. Acesso em: 07/07/2011.

SCIELO. Ficheiro:Rondonia Micro Ariquemes.2006. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rondonia_Micro_Ariquemes.svg. Acesso em: 19/07/2011.

SILVA. Elton L. da Silva. Educação Ambiental em salas de Química: Orientação ao professor. 2011. Disponível em: http://vsites.unb.br/ppgec/dissertacoes/proposicoes/proposicao_eltonsilva.pdf. Acesso em: 20/07/2011.

Published

2012-06-11

How to Cite

Zan, R. A., Farias, C. C. de, Brondani, F. M. M., Barbosa, N. V., Meneguetti, D. U. O., & Farias, G. J. (2012). Ensino interdisciplinar da educação ambiental nas disciplinas de Biologia e Química do ensino médio: uma proposta para as escolas públicas do município de Ariquemes, Rondônia, Brasil. Monografias Ambientais, 7(7), 1630–1645. https://doi.org/10.5902/223613085226

Most read articles by the same author(s)