O universo da leitura inserido no contexto da saúde mental: uma investigação institucional sobre as leituras em meio ao emocional e motivacional e suas influências psicológicas no corpo discente da Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel

Autores

  • Luciano Samaniego Arrussul Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Vera Lucia Cardoso Medeiros Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613086187

Palavras-chave:

Leitura, Prazer, Conhecimento, Universidade

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar os resultados de um questionário aplicado nos cursos de graduação da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, campus São Gabriel, que teve como ênfase a leitura. O objetivo do referido questionário foi a verificação de quais os tipos de leitura e a frequência da mesma na vida desses acadêmicos. Os resultados nos mostram quais os tipos de leituras são feita e a frequência com que são realizadas pelos acadêmicos. Dessa forma, servindo como um instrumento demográfico dos leitores da universidade, além de abrir a possibilidade de identificar as potencialidades dos alunos e intervir nos possíveis problemas enfrentados na aquisição de conhecimento através de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOTELHO, João Bosco. História da medicina: da abstração à materialidade. Manaus: Editora Valer, 2004.

BEUTER, Magrid. Atividade lúdica : uma contribuição para a assistência de enfermagem às mulheres portadoras de câncer. 1996. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

CALDIN, C.F. Biblioterapia: atividades de leitura desenvolvidas por acadêmicos do curso de biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina. Revista electrónica de bibliotecnologia Archivología y Museoloría, Universidad Peruana de ciencias aplicadas 2005.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 46. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Trad. apres. e notas Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas Cidades, Editora 34, 2002.

LACERDA, Nilma Gonçalves. Casa da Leitura: presença de uma ação. Filosofia e perfil da Casa da Leitura – Programa Nacional de Incentivo à Leitura / PROLER. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; Casa da leitura / Proler [2002].

LACERDA, Nilma G. ; SIQUEIRA, Vera Helena F. de. ANAIS. I Seminário Nacional Saúde e Leitura – Qualidade de Vida para a Criança e o Jovem – 5 a 8 de outubro de 2004. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.

PAIXÃO, Waleska. História da enfermagem. 5a ed. rev. e aum. Il. Newton de Figueiredo Coutinho. Rio de Janeiro: Julio C. Reis, 1979.

RAMOS, Graciliano. Infância. 23 ed. Il. Darcy Penteado; posfácio Octavio de Faria. Rio: Record, 1986.

Downloads

Publicado

2012-08-07

Como Citar

Arrussul, L. S., & Medeiros, V. L. C. (2012). O universo da leitura inserido no contexto da saúde mental: uma investigação institucional sobre as leituras em meio ao emocional e motivacional e suas influências psicológicas no corpo discente da Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel. Revista Monografias Ambientais, 8(8), 1787–1797. https://doi.org/10.5902/223613086187