A educação ambiental para além do desenvolvimento sustentável

Autores

  • Endell Menezes Oliveira Universidade da Amazônia, Belém, PA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130819972

Palavras-chave:

Educação ambiental, Desenvolvimento sustentável, Sociedade

Resumo

O presente artigo discorre os perpasses da educação ambiental na formação do desenvolvimento sustentável e seus paradigmas. Designa um panorama entre a relação homem-sociedade-natureza, transcorrendo sobre a atomização do conhecimento em disciplinas, e como essa analogia prejudica a holística de visão da natureza como um todo. Observando, que a educação ambiental encontra-se em um campo de disputa, e que o termo desenvolvimento sustentável, torna-se errôneo e equívoco, na medida em que seu pressuposto mantém o status quo da sociedade, causando discriminação, abusos e acumulação de riquezas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Endell Menezes Oliveira, Universidade da Amazônia, Belém, PA

Doutorando e Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas na Universidade Federal do Pará. Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Universidade da Amazônia. Representante da Sociedade Civil no Conselho Nacional de Juventude - Meio Ambiente, vinculado a Secretaria-Geral da Presidência da República (SNJ/SG/PR). Integrante do Projeto Banana-Terra/ Greenpeace Brasil e Anistia Internacional. Representante do Estado do Pará no Parlamento Nacional da Juventude pela Água (PNJA)/ Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH). Coordenador Geral do Coletivo Jovens de Meio Ambiente (CJ/PA). 

Referências

CAMARGO, A. L. B. Desenvolvimento sustentável: Dimensões e desafios. Campinas: Papirus; 2003.

COSTA, F. A. As ciências, o uso de recursos naturais na Amazônia e a noção de desenvolvimento sustentável: por uma interdisciplinaridade ampla.In: VIEIRA, C. G. [et al] Diversidade Biológica e Cultural da Amazônia. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi; 2009. p. 299-318.

DAL SOGLIO, F. K. Desenvolvimento, agricultura e agroecologia: qual o papel a ligação? In: GUERRA, D. A. D; WAQUIL, P. D. [Org.]Desenvolvimento rural sustentável no norte e sul do Brasil. Belém: Paka-Tatu, 2013. p. 197-226.

GUIMARÃES, M. Sustentabilidade e Educação Ambiental. In: CUNHA, S. B; GUERRA, A. J. T. A questão ambiental: diferentes abordagens. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2009. p. 81-105.

LIMA, D; POZZOBON, J. Amazônia Socioambiental: sustentabilidade ecológica e diversidade social. In: VIEIRA, C. G. [et al] Diversidade Biológica e Cultural da Amazônia. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi; 2009. p. 195-252.

LINDNER, E. L. Refletindo sobre o ambiente. In: LISBOA, C. P; KINDEL, E. A. I. [et al] Educação Ambiental: da teoria a prática. Porto Alegre: Mediação; 2012. p.13-20.

LOUREIRO, C.F.B. Sustentabilidade: Em defesa da educação ambiental no brasil. In: SILVA, M.L. Org. Políticas e práticas de educação ambiental na Amazônia: Das unidades de conservação aos grandes empreendimentos econômicos. Belém: UFPA; GEAM, 2014. p.13-27.

SILVA, L. M. R. O papel didático da crise da agricultura moderna para a compreensão da ascensão de um enfoque agroecológico. In: GUERRA, D. A. D; WAQUIL, P. D. [Org.]Desenvolvimento rural sustentável no norte e sul do Brasil. Belém: Paka-Tatu, 2013.p. 227-248.

Downloads

Publicado

2016-02-27

Como Citar

Oliveira, E. M. (2016). A educação ambiental para além do desenvolvimento sustentável. Revista Monografias Ambientais, 15(1), 01–05. https://doi.org/10.5902/2236130819972

Edição

Seção

EDUCAÇÃO SOCIEDADE E CULTURA

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.