Resíduos sólidos como ferramenta de educação ambiental para Grupos do ProJovem do Centro de Referência de Assistência Social Um Lugar Ao Sol
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130818746Palavras-chave:
ProJovem, Compostagem, SustentabilidadeResumo
Esta pesquisa foi desenvolvida junto ao Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Um Lugar ao Sol, pertencente à Secretaria de Desenvolvimento Social do Município de Cruz Alta, Rio Grande do Sul. O CRAS Um Lugar ao Sol fica localizado na zona leste do Município de Cruz Alta, no Bairro Jardim Primavera II. O público alvo deste estudo foram os jovens pertencentes ao Coletivo de ProJovem Adolescente do referido CRAS, com idades entre 15 e 17 anos, estudantes da Escola Maria Bandarra Westphalen, do mesmo bairro. Foi avaliada a atitude dos jovens para com o Meio Ambiente e incentivado a mudanças de hábitos e práticas que promovam o consumo consciente e a destinação adequada aos resíduos domésticos. Para tanto, os jovens se organizaram em grupos e realizaram o experimento de coleta dos resíduos orgânicos de suas próprias residências durante quatro semanas, observando o peso destes resíduos e fazendo o apontamento de todo o processo de decomposição dos mesmos para a elaboração de compostagem. Os apontamentos feitos pelos grupos ao final do trabalho foi debatido por todos com resultados positivos em relação ao interesse na utilização destes resíduos domésticos como compostagem. Dentro do contexto do ambiente socioassistencial às diferentes formas com que os usuários das políticas públicas vivenciam em seus trabalhos na família, comunidade, em suas lutas diárias pela moradia, por saúde, por assistência social pública, cidadania e questões ambientais a Educação Ambiental, pode, ainda, servir como mediadora entre o social e o ecológico, entre os cidadãos e a sociedade, pois a ampliação e a consolidação da cidadania são princípios que garantem os direitos civis, sociais ou políticos. A saúde e o bem estar da população dependem da qualidade do Meio Ambiente onde ela se encontra inserida e pode servir de instrumento na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
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