Educação ambiental nas escolas da rede municipal de Três Passos – RS

Robson Evaldo Gehlen Bohrer, Divanilde Guerra, Eduardo Lorensi de Souza, Greicia Senger, Ijaime Royer

Resumo


A Educação Ambiental surgiu como movimento ecológico causado pelos problemas ambientais, e estas questões tornaram-se mais urgentes para a sociedade devido ao esgotamento dos recursos naturais, o que ocasionou um aumento dos conflitos ambientais, tornando-se cada vez mais importante a realização de trabalhos educacionais em favor do Meio Ambiente. Projetos de Educação Ambiental tornam-se importantes no sentido da promoção e da difusão dos benefícios da conscientização ambiental, onde a principal função da Educação Ambiental, envolvendo a temática “Meio Ambiente”, é a contribuição para a formação de cidadãos que promovam a preservação ambiental. A escola é um dos segmentos que compõem a sociedade contemporânea e é conclamada a atuar como um espaço de discussão e formação de práticas ambientais, devendo ser incorporada no dia-a-dia. O projeto foi desenvolvido junto a 9 escolas fundamentais. Como resultado do projeto, foram desenvolvidas duas Capacitações de Professores e multiplicadores, formulação de uma apostila de orientações sobre Educação Ambiental, bem como a construção de oficinas de brinquedos de pet, material pedagógico e, também, foram realizadas palestras ambientais com um público total de 1379 alunos do 3° ao 9° do Ensino Fundamental e a participação de 52 professores, sendo que, destes, 16 docentes tiveram a capacitação ambiental.

Palavras-chave


Movimento; Capacitação; Recursos; Multiplicadores; Preservação

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DOI: https://doi.org/10.5902/2236130818741

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