GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA DE LIXO – O CASO DE IJUÍ/RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611703858Palavras-chave:
Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva de Lixo, Educação Ambiental.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/223611703858
Este estudo tem como principal objetivo investigar a importância da Educação Ambiental no processo de implantação da coleta seletiva de lixo em Ijuí/RS. Adicionalmente buscou-se identificar e avaliar se existem programas específicos de Educação Ambiental em coleta seletiva de lixo no município de Ijuí; constatar a efetiva participação da população no processo da coleta seletiva de lixo; e ainda verificar quais as ações que realmente proporcionam o sucesso da coleta seletiva de lixo. Foram realizadas entrevistas com representantes do Poder Público local, como a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria de Obras e de Planejamento, e a empresa que presta a coleta de lixo no município. Um programa de coleta seletiva bem conduzido tende a desenvolver na população uma nova mentalidade sobre questões que envolvem a economia e a preservação ambiental. Ijuí conseguiu implantar o sistema de coleta seletiva, mas observou-se problemas de condução no processo, falta de interesse político na questão ambiental e também entraves burocráticos que podem contribuir para a falta da preparação da população através da Educação Ambiental. A mudança de hábito da população para que adquira a necessidade de separar o lixo que produz é a parte mais difícil, pois requer esforço e paciência, por isso todas as questões que envolvem a coleta seletiva devem ser bem esclarecidas e levadas a sério por todos.
Downloads
Referências
BECKER, DINIZAR FERMINIANO (org). Desenvolvimento Sustentável - Necessidade e/ou Possibilidade. 3ª edição. Santa Cruz: Editora UNISC, 2001.
CAVINATTO, VILMA, RODRIGUES, FRANCISCO. Lixo: De onde vem? Para onde vai? São Paulo: Moderna & Salamandra. (Coleção Desafios, 1999).
DIAS, G. F. Educação Ambiental Princípios e Práticas, São Paulo. Global, 1998.
GRIPPI, SIDNEY. Lixo - Reciclagem e Sua História-Guia para Prefeituras Brasileiras. Rio de Janeiro: Interciência, 2001.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – Cidades - Censo Populacional e dados referentes do lixo. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 03 de janeiro 2011.
MINAYO, MARIA CECÍLIA SOUZA (org). Pesquisa Social: Teoria Método e Criatividade. 19. ed. Ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994(2001).
OLIVEIRA, Elísio Márcio de. Educação Ambiental - uma Possível Abordagem. 2ª edição. Brasília: Editora UNB, 2000.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IJUI – Site Oficial - Disponível em: <http://www.ijui.rs.gov.br/>. Acesso em: 18 de agosto de 2011.
SATO, MICHELE. Educação Ambiental. São Carlos, SP: Rima, 2003.
SCARIOT, NÁDIA. ACATA Ijuí: condições de emergência de uma associação de catadores de materiais recicláveis em Ijuí, RS. In: FRANTZ, Walter; ZARTH, Paulo. Anais do Seminário sobre educação e realidade brasileira. Ijuí: Editora Unijuí, 2006. 1 cd-rom.
SCARLATO, Francisco C. E PONTI, Joel A. Do Nicho ao lixo: ambiente, sociedade e educação. São Paulo: Editora Atual, 1992.