Diagnóstico visual do sistema de drenagem e erosão a jusante do parque Alfredo Werner Nyffeler em Maringá –PR
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117020557Palavras-chave:
Planejamento, Drenagem urbana, Erosão, Resistência do solo, Aterro.Resumo
O crescimento populacional, a consequente expansão territorial, e a falta de planejamento do uso e ocupação do solo tem provocados diversos impactos ambientais em ambientes urbanos. Este trabalho tem por objetivo realizar o diagnóstico dos impactos ambientais a jusante do Parque Alfredo Werner Nyffeler na cidade de Maringá-PR, por meio da vistoria do local. Durante a visita verificou-se problemas de erosão urbana que acontecem na região, devido as precárias condições da rede de drenagem no local, aliado a problemas de contaminação do solo utilizado na construção do aterro do sistema de drenagem, que estão próximas ao colapso. Observou-se também a disposição inadequada de resíduos sólidos contribuindo para os impactos ambientais a jusante do parque. Á análise desses fatores permitiu que se fizessem sugestões de práticas a serem tomadas para recuperação e preservação da área de estudo.Downloads
Referências
BERGES B. Geomorfologia Urbana Histórica aplicada à análise das inundações na bacia hidrográfica do Córrego da Mooca – São Paulo/SP [dissertation]. São Paulo: Mestrado em Geografia Física/ USP, 2013. 199 p.
COSTA AHA. Simulação dos impactos da Urbanização Sobre as Inundações Urbanas na Bacia Hidrológica do Rio Cuiá [dissertation]. Paraíba: Mestrado em Engenharia Urbana e Ambiental/UFPB, 2013. 91 p.
PLÚVIO 2.1. Chuvas Intensas para o Brasil [Internet]. 2015 [cited 2015 agosto 15]. Available from: http://www.gprh.ufv.br/?area=softwares.
PONTREMOLEZ NS. Estudo das inundações em cenários alternativos de uso e ocupação do solo na bacia hidrográfica do Córrego do Mineirinho em São Carlos, SP [dissertation]. São Carlos: Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento/EESC-USP, 2013. 132 p.
SESCO SAM, GRAÇA CH, SILVEIRA H. Estudo da degradação e do impacto sócio-ambiental na bacia do córrego Osório, Maringá – Paraná. Rev. Eletr. Geografar do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFPR. [Internet]. 2010 [cited 2015 agosto 15]; 5(1): 176-205. Available from: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/geografar/article/view/17788
TOMAZ P. Novo método de cálculos de vazão. Livros Digitais. 2013 [cited 2015 ago 11]. Available from: http://www.pliniotomaz.com.br/livros-digitais/.
TOMINAGA ENS. Urbanização e cheias: medidas de controle na fonte [dissertation]. São Paulo: Mestrado em Engenharia Hidráulica e Ambiental/Poli-USP, 2013. 137 p.
TUCCI CEM. Inundações urbanas. Porto Alegre: ABRH/RHAMA, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.