Extensão universitária:possibilidade de práxis libertadora pela ética do cuidado

Autores

  • Iliria François Wahlbrinck Mestrado em Educação, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões ‒ URI, Frederico Westphalen, RS, Brasil
  • Luci Mary Duso Pacheco Doutorado em Educação, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões ‒ URI, Frederico Westphalen, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117019186

Palavras-chave:

Ética do cuidado, Extensão universitária, Práxis libertadora, Humanização.

Resumo

Neste estudo objetiva-se conhecer se a efetividade da Ética do Cuidado em projetos de extensão universitária possibilita diálogo sobre práticas educativas libertadoras. Para isso, utiliza-se abordagem qualitativa e estudos bibliográficos na construção e análise de um aporte teórico que possibilite a compreensão do Cuidado como constitutivo do ser humano no contexto e fazer universitário. Universidade é instituição em que ocorre formação de lideranças comprometidas com a transformação do que não contribui para dignidade de vida. Nela, ensino-pesquisa-extensão devem ser desenvolvidos indissociadamente. Ensino é formação acadêmica básica; suporte teórico que fundamenta pesquisa e extensão. Pesquisa é atividade voltada para solução de problemas; é busca e indagação. Extensão é processo educativo, cultural e científico; articuladora entre ensino e pesquisa. É ponte permanente entre comunidade e Universidade, em que ambos aprendem pelo diálogo e troca de saberes. No empenho da educação que forma para transformar, a ação extensionista pode configurar prática pedagógica libertadora, cuidadora. A contemplação da Ética do Cuidado no seu desenvolvimento oportuniza a transformação pela efetivação de práxis humanizadora no contexto histórico-social em que a universidade esta inserida.

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Biografia do Autor

Iliria François Wahlbrinck, Mestrado em Educação, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões ‒ URI, Frederico Westphalen, RS, Brasil

Luci Mary Duso Pacheco, Doutorado em Educação, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões ‒ URI, Frederico Westphalen, RS, Brasil

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Publicado

2015-08-23

Como Citar

Wahlbrinck, I. F., & Pacheco, L. M. D. (2015). Extensão universitária:possibilidade de práxis libertadora pela ética do cuidado. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19, 61–69. https://doi.org/10.5902/2236117019186