Extensão universitária:possibilidade de práxis libertadora pela ética do cuidado
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117019186Schlagworte:
Ética do cuidado, Extensão universitária, Práxis libertadora, Humanização.Abstract
Neste estudo objetiva-se conhecer se a efetividade da Ética do Cuidado em projetos de extensão universitária possibilita diálogo sobre práticas educativas libertadoras. Para isso, utiliza-se abordagem qualitativa e estudos bibliográficos na construção e análise de um aporte teórico que possibilite a compreensão do Cuidado como constitutivo do ser humano no contexto e fazer universitário. Universidade é instituição em que ocorre formação de lideranças comprometidas com a transformação do que não contribui para dignidade de vida. Nela, ensino-pesquisa-extensão devem ser desenvolvidos indissociadamente. Ensino é formação acadêmica básica; suporte teórico que fundamenta pesquisa e extensão. Pesquisa é atividade voltada para solução de problemas; é busca e indagação. Extensão é processo educativo, cultural e científico; articuladora entre ensino e pesquisa. É ponte permanente entre comunidade e Universidade, em que ambos aprendem pelo diálogo e troca de saberes. No empenho da educação que forma para transformar, a ação extensionista pode configurar prática pedagógica libertadora, cuidadora. A contemplação da Ética do Cuidado no seu desenvolvimento oportuniza a transformação pela efetivação de práxis humanizadora no contexto histórico-social em que a universidade esta inserida.Downloads
Literaturhinweise
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