Gestão de resíduos de uma indústria de produção de fios de linha através da aplicação da produção mais limpa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117018553

Palavras-chave:

Produção mais limpa, Gestão ambiental, Indústria têxtil, Resíduos

Resumo

A produção de fios de algodão e mistos (algodão + poliéster) que abastece a indústria têxtil gera grande quantidade e variedade de resíduos, que quando mal gerenciados poderão se transformar em um relevante problema ambiental. Foi escolhida uma ferramenta de gestão ambiental, a “Produção Mais Limpa” (PML) para avaliar o processo de gerenciamento dos resíduos produzidos por uma indústria local. Esta pesquisa objetivou analisar a gestão dos resíduos gerados por uma indústria com atividade de produção de fios de linha, através da ferramenta PML. A pesquisa é do tipo estudo caso desenvolvido em uma indústria de médio porte com atividade de produção de linha, localizada em um município no interior do estado de Mato Grosso-MT, no mês de novembro do ano de 2014. Foram descritas as etapas da produção da indústria, bem como a produção de resíduo em cada etapa, a partir de uma visita técnica das pesquisadoras, acompanhadas de um dos gestores da indústria referida. Como resultado foi observada a não utilização da ferramenta de gestão PML pela indústria visitada, ficando sugerido o seu emprego a fim de minimizar a geração de resíduos, por meio do comprometimento dos gestores e treinamento correto dos funcionários, através da conscientização ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Salles da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT

Mestre em Saúde Coletiva, UFMT; Doutoranda em Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande; Docente, Assistente II, Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis-MT, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: M.S. SILVA. E-mail: michelesalles@yahoo.com.br.

Débora Aparecida da Silva Santos, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT

Mestre em Ciências Ambientais e da Saúde, PUC-Goiás; Doutoranda em Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande; Docente, Adjunto I, Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis-MT, Brasil

Fernanda Pereira Silva, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT

Mestre em Administração, UFPB; Doutoranda em Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande; Docente do Curso de Administração, Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis-MT, Brasil.

Valéria Cristina Menezes Berrêdo, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT

Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande; Docente, Adjunto I, Curso de Enfermagem, Universidade Federal do Mato Grosso, Rondonópolis-MT, Brasil

Referências

AQUINO, D. F. de. Prospecção para SAFRA 2012/13. Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). BSB. 21/08/2012.

ATHAYDE JÚNIOR, G.B.; BESERRA, L.B.S.; FAGUNDES, G.S. Sobre a geração de resíduos sólidos domiciliares em bairros de classe média e alta de João Pessoa. REA – Revista de estudos ambientais, v.9, n.2, p.73-88, 2007.

CATAPAN, D. C.; CATAPAN, A.; CATAPAN, E. A.; Produção Mais Limpa: A Terceira Geração da Gestão Ambiental. XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Maturidade e desafios da Engenharia de

Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente. São Carlos, SP, Brasil, 2010.

CENTRO NACIONAL DE TECNOLOGIAS LIMPAS – CNTL. O que é Produção mais Limpa (PmaisL)? Disponível em: <http://www.senairs.org.br/cntl/>. Acesso em 10 dez. 2013.

FARIA, F. P.; PACHECO, E. B. A. V. Experiências com Produção Mais Limpa no setor têxtil. REDIGE, v.2, n.1, 2011.

FERNANDES, J. V. G.; GONÇALVES, E.; ANDRADE, J.C.S.; KIPERSTOK, A. Introduzindo práticas de produção mais limpa em sistemas de gestão ambiental certificáveis: uma proposta prática. Revista Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 06, n. 03, p.157-164, 2001.

FOELKEL, C. Índice de Produção Mais Limpa Para a Indústria de Transformação do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, p.14-20, 2008.

HENRIQUES, L.P.; QUELHAS, O.L.G. Produção Mais Limpa: Um exemplo para sustentabilidade nas organizações. 2007.

HINZ, R.T.P.; VALENTINA, L.V.D.; FRANCO, A.C. Sustentabilidade ambiental das organizações através da produção mais limpa ou pela Avaliação do ciclo de vida. Estudos Tecnológicos, v.2, n.2, p.91-98, 2006.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Levantamento Sistemático da produção Agrícola: pesquisa mensal de previsão e acompanhamento das safras agrícolas no ano civil. Rio de Janeiro v.26 n.1 p.1-83 janeiro. 2013.

MOURA, T.N.; JERÔNIMO, C.E.M.; SANTIAGO JÚNIOR, A.F.; CORTEZ, S.M. Intervenção da produção mais limpa nas indústrias têxteis do município de Jardim de Piranhas. 23º Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Anais, Campo Grande-MS, Anais Eletrônico. Rio de Janeiro: ABES, 2005.

PAGANNI, N.C.; EURICH, V.R.P.; FRANCO, J.M. Gerenciamento de resíduos sólidos de indústria de fios em cooperativa agroindustrial. II Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. Maringá - PR. 2011.

PIMENTA, H.C.D.; GOUVINHAS, R.P. A produção mais limpa como ferramenta da sustentabilidade empresarial: um estudo do Rio Grande do Norte. Produção, v. 22, n. 3, p. 462-476, maio/ago. 2012.

PIMENTA, H.C.D.; GOUVINHAS, R.P. Implementação da produção mais limpa na indústria de panificação de Natal-RN. XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Anais, ABEPRO, Foz do Iguaçu – PR: 2007.

QUEIROZ, L.M.; RIBEIRO, K.C.S.; ROGERS, P.; DAMI, A.B.T. Diagnóstico Organizacional: Um Estudo Empírico em Micro e Pequenas Empresas de Uberlândia – MG, Uberlândia, p. 8-9, ago. 2004.

SEIDEL, J.M. Um Problema Urbano - Gerenciamento de Resíduos Sólidos e as Mudanças Ambientais Globais V Encontro Nacional da Anppas. 4 a 7 de outubro de 2010. Florianópolis - SC – Brasil.

SILVA, G.C.S.; MEDEIROS, D.D. Metodologia de Checkland aplicada à implementação da produção mais limpa em serviços. Revista Gestão & Produção, v.13, n.3, p.411-422, 2006.

SILVA, T. L.; CAMPOS, R. V. M. Alternativas de Aplicação das Práticas de Produção Mais Limpa (P+L) em Fiações Têxteis. IV Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial. Campo Mourão – PR. 2010.

SILVA FILHO, J. C. G.; CALABRIA, F. A.; SILVA, G. C. S.; MEDEIROS, D. D. Aplicação da Produção mais Limpa em uma empresa como ferramenta de melhoria contínua. Produção, v.17, n.1, p.109-128, 2007.

SOARES, D.C.; SANTANA, I.A.; MAURICIO, P.P.A.P.; SANTOS, R.C.P.; PIMENTA, H.C.D. Produção mais limpa aplicada a uma microempresa do setor de estamparia têxtil. II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. João Pessoa – PB, 2007.

SOUZA, R. S. Evolução e condicionantes da gestão ambiental nas empresas. Revista Eletrônica de Administração, v.30, p. 8-6, 2002.

Downloads

Publicado

2015-08-06

Como Citar

Silva, M. S. da, Santos, D. A. da S., Silva, F. P., & Berrêdo, V. C. M. (2015). Gestão de resíduos de uma indústria de produção de fios de linha através da aplicação da produção mais limpa. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(3), 313–324. https://doi.org/10.5902/2236117018553

Edição

Seção

GESTÃO AMBIENTAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.