Gestão de resíduos de uma indústria de produção de fios de linha através da aplicação da produção mais limpa
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117018553Schlagworte:
Produção mais limpa, Gestão ambiental, Indústria têxtil, ResíduosAbstract
A produção de fios de algodão e mistos (algodão + poliéster) que abastece a indústria têxtil gera grande quantidade e variedade de resíduos, que quando mal gerenciados poderão se transformar em um relevante problema ambiental. Foi escolhida uma ferramenta de gestão ambiental, a “Produção Mais Limpa” (PML) para avaliar o processo de gerenciamento dos resíduos produzidos por uma indústria local. Esta pesquisa objetivou analisar a gestão dos resíduos gerados por uma indústria com atividade de produção de fios de linha, através da ferramenta PML. A pesquisa é do tipo estudo caso desenvolvido em uma indústria de médio porte com atividade de produção de linha, localizada em um município no interior do estado de Mato Grosso-MT, no mês de novembro do ano de 2014. Foram descritas as etapas da produção da indústria, bem como a produção de resíduo em cada etapa, a partir de uma visita técnica das pesquisadoras, acompanhadas de um dos gestores da indústria referida. Como resultado foi observada a não utilização da ferramenta de gestão PML pela indústria visitada, ficando sugerido o seu emprego a fim de minimizar a geração de resíduos, por meio do comprometimento dos gestores e treinamento correto dos funcionários, através da conscientização ambiental.
Downloads
Literaturhinweise
AQUINO, D. F. de. Prospecção para SAFRA 2012/13. Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). BSB. 21/08/2012.
ATHAYDE JÚNIOR, G.B.; BESERRA, L.B.S.; FAGUNDES, G.S. Sobre a geração de resíduos sólidos domiciliares em bairros de classe média e alta de João Pessoa. REA – Revista de estudos ambientais, v.9, n.2, p.73-88, 2007.
CATAPAN, D. C.; CATAPAN, A.; CATAPAN, E. A.; Produção Mais Limpa: A Terceira Geração da Gestão Ambiental. XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Maturidade e desafios da Engenharia de
Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente. São Carlos, SP, Brasil, 2010.
CENTRO NACIONAL DE TECNOLOGIAS LIMPAS – CNTL. O que é Produção mais Limpa (PmaisL)? Disponível em: <http://www.senairs.org.br/cntl/>. Acesso em 10 dez. 2013.
FARIA, F. P.; PACHECO, E. B. A. V. Experiências com Produção Mais Limpa no setor têxtil. REDIGE, v.2, n.1, 2011.
FERNANDES, J. V. G.; GONÇALVES, E.; ANDRADE, J.C.S.; KIPERSTOK, A. Introduzindo práticas de produção mais limpa em sistemas de gestão ambiental certificáveis: uma proposta prática. Revista Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 06, n. 03, p.157-164, 2001.
FOELKEL, C. Índice de Produção Mais Limpa Para a Indústria de Transformação do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, p.14-20, 2008.
HENRIQUES, L.P.; QUELHAS, O.L.G. Produção Mais Limpa: Um exemplo para sustentabilidade nas organizações. 2007.
HINZ, R.T.P.; VALENTINA, L.V.D.; FRANCO, A.C. Sustentabilidade ambiental das organizações através da produção mais limpa ou pela Avaliação do ciclo de vida. Estudos Tecnológicos, v.2, n.2, p.91-98, 2006.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Levantamento Sistemático da produção Agrícola: pesquisa mensal de previsão e acompanhamento das safras agrícolas no ano civil. Rio de Janeiro v.26 n.1 p.1-83 janeiro. 2013.
MOURA, T.N.; JERÔNIMO, C.E.M.; SANTIAGO JÚNIOR, A.F.; CORTEZ, S.M. Intervenção da produção mais limpa nas indústrias têxteis do município de Jardim de Piranhas. 23º Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Anais, Campo Grande-MS, Anais Eletrônico. Rio de Janeiro: ABES, 2005.
PAGANNI, N.C.; EURICH, V.R.P.; FRANCO, J.M. Gerenciamento de resíduos sólidos de indústria de fios em cooperativa agroindustrial. II Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. Maringá - PR. 2011.
PIMENTA, H.C.D.; GOUVINHAS, R.P. A produção mais limpa como ferramenta da sustentabilidade empresarial: um estudo do Rio Grande do Norte. Produção, v. 22, n. 3, p. 462-476, maio/ago. 2012.
PIMENTA, H.C.D.; GOUVINHAS, R.P. Implementação da produção mais limpa na indústria de panificação de Natal-RN. XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Anais, ABEPRO, Foz do Iguaçu – PR: 2007.
QUEIROZ, L.M.; RIBEIRO, K.C.S.; ROGERS, P.; DAMI, A.B.T. Diagnóstico Organizacional: Um Estudo Empírico em Micro e Pequenas Empresas de Uberlândia – MG, Uberlândia, p. 8-9, ago. 2004.
SEIDEL, J.M. Um Problema Urbano - Gerenciamento de Resíduos Sólidos e as Mudanças Ambientais Globais V Encontro Nacional da Anppas. 4 a 7 de outubro de 2010. Florianópolis - SC – Brasil.
SILVA, G.C.S.; MEDEIROS, D.D. Metodologia de Checkland aplicada à implementação da produção mais limpa em serviços. Revista Gestão & Produção, v.13, n.3, p.411-422, 2006.
SILVA, T. L.; CAMPOS, R. V. M. Alternativas de Aplicação das Práticas de Produção Mais Limpa (P+L) em Fiações Têxteis. IV Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial. Campo Mourão – PR. 2010.
SILVA FILHO, J. C. G.; CALABRIA, F. A.; SILVA, G. C. S.; MEDEIROS, D. D. Aplicação da Produção mais Limpa em uma empresa como ferramenta de melhoria contínua. Produção, v.17, n.1, p.109-128, 2007.
SOARES, D.C.; SANTANA, I.A.; MAURICIO, P.P.A.P.; SANTOS, R.C.P.; PIMENTA, H.C.D. Produção mais limpa aplicada a uma microempresa do setor de estamparia têxtil. II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. João Pessoa – PB, 2007.
SOUZA, R. S. Evolução e condicionantes da gestão ambiental nas empresas. Revista Eletrônica de Administração, v.30, p. 8-6, 2002.