Marketing ambiental nos postos de combustíveis no município de São Gabriel – RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117017192

Palavras-chave:

Gestão ambiental, Marketing ambiental, Postos de combustíveis,

Resumo

Visando minimizar os problemas ambientais causados pela poluição, as organizações públicas, privadas e do terceiro setorpassaram a adotar estratégias de marketing ambiental como ferramenta paraatender a uma demanda cada vez maior de stakeholderspreocupados com a crise ambiental. Dentre as diversas organizações que causamimpactos ambientais negativos e que são reguladas por órgãos ambientais, destacam-seos postos de combustíveis. Sendo assim, este trabalhoteve como objetivo caracterizar as ações de marketing ambiental adotadaspelos postos de combustíveis do município de São Gabriel - RS. Paratanto, foram realizadas entrevistas com os gerentes dos postos de combustíveisda cidade. Constatou-se em relação às questões ambientais que: os funcionáriosestão conscientes quanto aos problemas ambientais; nos postos de combustíveisnão é feita a reutilização da água usada nas lavagens de automóveis ou captaçãode águas pluviais; nos postos há um local adequado para armazenamento demateriais e resíduos, sendo que estes são estocados em locais cobertos e seuacondicionamento é feito em recipientes resistentes e fechados; todos os postospossuem planos de contingência para a minimização de vazamento de combustíveis, dispondode funcionários treinados para o caso de situações como explosões, acidentesnas operações normais ou vazamento de produtos. Existem muitas divergênciasentre as percepções dos gerentes em relação às questões ambientais, porém, osresultados revelaram que os postos de combustíveis do município de São Gabriel– RS atuam dentro dos padrões estabelecidos pela legislação, uma vez que adotamtodas as medidas exigidas pelos órgãos fiscalizadores no âmbito ambiental.

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Biografia do Autor

Thaise Goulart Lederhos, Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel, RS

Administradora. Discente do Curso de Especialização em  Gestão Publica e Meio Ambiente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Ana Júlia Senna Sarmento Barata, Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel, RS

Engenheira Agrícola. Dra em Agronegócios. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus São Gabriel.

Ricardo Ribeiro Alves, Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel, RS

Administrador, Dr em Ciencia Florestal, Professor Adjunto da da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus São Gabriel.

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Publicado

2015-05-18

Como Citar

Lederhos, T. G., Barata, A. J. S. S., & Alves, R. R. (2015). Marketing ambiental nos postos de combustíveis no município de São Gabriel – RS. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(2), 609–623. https://doi.org/10.5902/2236117017192

Edição

Seção

GESTÃO AMBIENTAL

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