Marketing ambiental nos postos de combustíveis no município de São Gabriel – RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117017192Parole chiave:
Gestão ambiental, Marketing ambiental, Postos de combustíveis,Abstract
Visando minimizar os problemas ambientais causados pela poluição, as organizações públicas, privadas e do terceiro setorpassaram a adotar estratégias de marketing ambiental como ferramenta paraatender a uma demanda cada vez maior de stakeholderspreocupados com a crise ambiental. Dentre as diversas organizações que causamimpactos ambientais negativos e que são reguladas por órgãos ambientais, destacam-seos postos de combustíveis. Sendo assim, este trabalhoteve como objetivo caracterizar as ações de marketing ambiental adotadaspelos postos de combustíveis do município de São Gabriel - RS. Paratanto, foram realizadas entrevistas com os gerentes dos postos de combustíveisda cidade. Constatou-se em relação às questões ambientais que: os funcionáriosestão conscientes quanto aos problemas ambientais; nos postos de combustíveisnão é feita a reutilização da água usada nas lavagens de automóveis ou captaçãode águas pluviais; nos postos há um local adequado para armazenamento demateriais e resíduos, sendo que estes são estocados em locais cobertos e seuacondicionamento é feito em recipientes resistentes e fechados; todos os postospossuem planos de contingência para a minimização de vazamento de combustíveis, dispondode funcionários treinados para o caso de situações como explosões, acidentesnas operações normais ou vazamento de produtos. Existem muitas divergênciasentre as percepções dos gerentes em relação às questões ambientais, porém, osresultados revelaram que os postos de combustíveis do município de São Gabriel– RS atuam dentro dos padrões estabelecidos pela legislação, uma vez que adotamtodas as medidas exigidas pelos órgãos fiscalizadores no âmbito ambiental.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALBUQUERQUE, J. L. (Org). Gestão Ambiental e Responsabilidade Social: conceitos, ferramentas e aplicações. São Paulo: Atlas S.A., 2009.
ALMEIDA, F. Experiências empresariais em sustentabilidade: avanços, dificuldades e motivações de gestores e empresas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009 – 6ª reimpressão.
BARBIERI, J. C.; CAJAZEIRA, J. E. R. Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável: da teoria à prática. São Paulo, Editora Saraiva, 2009.
BARBIERI, J. C. Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável: da teoria à prática / José Carlos Barbieri, Jorge Emanuel Reis Cajazeira. – 2.ed., atual. e ampl. - São Paulo: Saraiva, 2012.
BERTÉ, R. Gestão socioambiental no Brasil. Curitiba: Ibpex; São Paulo: Saraiva, 2009.
BRASIL. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. NR 20 - segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis. Disponível em: <http://portal.mte.gov.br/data/files/FF808081419E9C900142092C9A742810/NR-20%20(atualizada%202012)%20(sem%2018%20meses).pdf>. Acesso em: 03 fev. 2015.
BRASIL. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CONAMA). Resoluções: resolução n° 237 de 19 de dezembro de 1997. CONAMA. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res97/res23797.html>. Acesso em: 23 nov. 2014a.
BRASIL. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Resolução nº 273, 29 novembro 2000. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=271>. Acesso em: 01 de. 2014b.
DIAS, R. Marketing ambiental: ética, responsabilidade social e competitividade nos negócios. São Paulo: Atlas S.A., 2012.
GEOAMBIENTAL. Consultoria e Licenciamento. Disponível em: <http://geoambiental.com.br/postos/26>. Acesso em: 12 fev. 2015.
JABBOUR, A. B. L. S. Gestão ambiental nas organizações: fundamentos e tendências / Ana Beatriz Lopes de Sousa Jabbour, Charbel José Chiappetta Jabbour. São Paulo: Atlas, 2013.
KOTLER, P. Administração de marketing / Philip Kotler, Kevin Lane Keller; tradução Sônia Midori Yamamoto; revisão técnica Edson Crescitelli. – 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MANZINI, E; VEZZOLI, C. O Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis / Ezio Manzini, Carlo Vezzoli; tradução de Astrid d Carvalho. – 1. ed. 3. reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.
OTTMAN, J. A. As novas regras do marketing verde: estratégias, ferramentas e inspiração para o Branding Sustentável. São Paulo: M. Books do Brasil, 2012.
PETROBRÁS. Disponível em: <http://www.petrobras.com.br/pt/sociedade-e-meio-ambiente>. Acesso em 17 dez. 2014.
VENANCIO, T. L.; VIDAL, C. M. S.; MOISA, R. E. Avaliação da percepção da importância da gestão ambiental em postos de combustíveis localizados na cidade de Irati, Paraná. Ambiência- Revista do Setor de Ciências Agrárias e Ambientais. Garapuava, V. 4 N. 3, 2008.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
DECLARATION