Panorama do licenciamento ambiental de campos de petróleo do RN
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117012426Palavras-chave:
Petróleo, Cerberus, Licenciamento AmbientalResumo
O Estado do Rio Grande do Norte é o terceiro produtor brasileiro de petróleo e gás natural sendo esta a sua principal atividade extrativista mineral. Segundo dados da PETROBRAS (2007), há reservas da ordem de 410 milhões de barris de petróleo e 133 milhões de gás natural na Bacia Potiguar. Desse modo, as atividades petrolíferas assumem vital importância para a economia do Rio Grande do Norte, sendo o recebimento de royalties, umas das principais fontes de renda do Estado e de seus municípios. O Licenciamento Ambiental é o procedimento administrativo por meio do qual se avalia a localização e se autoriza a implantação e a operação de empreendimentos considerados efetiva ou potencialmente causadores de poluição ou degradação ambiental, sendo o IDEMA, conforme Decreto nº. 14.338, de 25/02/1999, que aprovou o Regulamento deste órgão, como competente para formular, coordenar, executar e supervisionar a política estadual de preservação, conservação, aproveitamento, uso racional e recuperação dos recursos ambientais (Art. 2º, III). Mais especificamente, o Art. 14 diz que cabe à Coordenadoria do Meio Ambiente (CMA) do IDEMA analisar projetos e demais documentos referentes à concessão ou renovação de licença e à implantação de equipamentos e sistemas de controle de poluição. O presente trabalho tem como objetivo realizar um levantamento quantitativo referente ao Licenciamento Ambiental, para a atividade petrolífera no Estado do Rio Grande do Norte. O estudo foi realizado no Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN). O trabalho consistiu no levantamento de informações coletadas nos processos existentes no órgão ambiental do estado, através do sistema eletrônico de licenciamento ambiental do IDEMA, denominado “CERBERUS”.Downloads
Referências
BEZERRA, V. L.. LICENCIAMENTO AMBIENTAL DA ATIVIDADE DE REVENDA DE GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO (GLP) E SEUS POTENCIAIS IMPACTOS AMBIENTAIS. 2012. 13 f. TCC (Graduação) - Curso de Especialização em Perícia e Gestão Ambiental, Centro Universitário do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/947/569>. Acesso em: 02 dez. 2013.
GIL, ROBLEDO LIMA et al. TIPOS DE PESQUISA. 2013. Disponível em: <http://wp.ufpel.edu.br/ecb/files/2009/09/Tipos-de-Pesquisa.pdf>. Acesso em: 01 out. 2013.
IDEMA. Licenciamento Ambiental: Competência para licenciar. 2013. Disponível em: <http://www.idema.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=2114&ACT;=&PAGE=0&PARM;=&LBL=Licenciamento+Ambiental>. Acesso em: 02 dez. 2013.
IDEMA. Licenciamento Ambiental: Tipos de Licenças e Autorizações. 2013. Disponível em: <http://www.idema.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=2115&ACT;=&PAGE=0&PARM;=&LBL=Licenciamento+Ambiental>. Acesso em: 02 dez. 2013.
LIMEIRA NETO, MANOEL ALEXANDRE DINIZ. ABORDAGEM DAS FERRAMENTAS DE APOIO AO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DAS ATIVIDADES DE MINERAÇÃO. 2006. 82 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Universidade Potiguar, Natal, 2006.
PRODANOV, CLEBER CRISTIANO et al. Ernani Cesar de Freitas: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2013. Disponível em: <http://tconline.feevale.br/tc/files/06mqxzjogqh/E-book Metodologia do Trabalho Cientifico.pdf>. Acesso em: 05 set. 2013.
PROGEL. Relatório de Controle Ambiental. 2011. 305 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Petróleo e Gás, Petrobras, Natal, 2011.
ROCHA, M. O Cenário Atual do Setor de Petroléo no Rio Grande do Norte ( 1) Refinaria Potiguar Clara Camarão – Rod – RN – 221/S/N – Guamaré/RN.