UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REFLEXIVA SOBRE A ABORDAGEM DOS RIACHOS DEGRADADOS NA ESCOLA SOB A PERSPECTIVA DAS SITUAÇÕES DE ESTUDO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autori

  • Laísa Wociechoski Cavalheiro Universidade Federal de Santa Maria
  • Toshio Nishijima Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611704049

Abstract

http://dx.doi.org/10.5902/223611704049

A problemática dos riachos degradados trata-se de uma questão de cidadania que deve permear a vivência escolar. A abordagem destas questões sob as perspectivas da Educação Ambiental é um meio de sensibilizar os sujeitos a desenvolver uma postura consciente de preservação dos recursos hídricos. O objetivo geral deste artigo consiste em analisar sob a ótica da Educação Ambiental na escola a problemática dos riachos degradados. São objetivos específicos: relacionar a proposta metodológica das Situações de Estudo à Educação Ambiental; refletir sobre a preservação dos riachos na perspectiva da Educação Ambiental na escola. A técnica metodológica empregada nesta pesquisa consiste em uma revisão bibliográfica com intuito de obter informações sistematizadas, sintetizadas e reelaboradas a partir de reflexões críticas dos autores e construir (ou reconstruir) ideias criando um arcabouço teórico capaz de sustentar ou subsidiar abordagens dos riachos degradados nas escolas sob o enfoque da Educação Ambiental e a estratégia de ensino das Situações de Estudo. A Educação Ambiental na escola é um veículo dialógico para os estudantes conscientizarem-se, por suas vivências individuais e coletivas, da importância de preservação dos cursos d’água e da adoção de medidas mitigatórias aos impactos antrópicos negativos dos riachos brasileiros, enquanto as Situações de Estudo são uma metodologia adequada à sensibilização dos sujeitos porque trabalham com conhecimentos específicos aliados às questões sociais, contextualizando assim as propostas de ensino à realidade de cada escola.

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Pubblicato

2012-01-23

Come citare

Cavalheiro, L. W., & Nishijima, T. (2012). UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REFLEXIVA SOBRE A ABORDAGEM DOS RIACHOS DEGRADADOS NA ESCOLA SOB A PERSPECTIVA DAS SITUAÇÕES DE ESTUDO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 5(5), 658–669. https://doi.org/10.5902/223611704049

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