UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REFLEXIVA SOBRE A ABORDAGEM DOS RIACHOS DEGRADADOS NA ESCOLA SOB A PERSPECTIVA DAS SITUAÇÕES DE ESTUDO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Auteurs-es

  • Laísa Wociechoski Cavalheiro Universidade Federal de Santa Maria
  • Toshio Nishijima Universidade Federal de Santa Maria

DOI :

https://doi.org/10.5902/223611704049

Résumé

http://dx.doi.org/10.5902/223611704049

A problemática dos riachos degradados trata-se de uma questão de cidadania que deve permear a vivência escolar. A abordagem destas questões sob as perspectivas da Educação Ambiental é um meio de sensibilizar os sujeitos a desenvolver uma postura consciente de preservação dos recursos hídricos. O objetivo geral deste artigo consiste em analisar sob a ótica da Educação Ambiental na escola a problemática dos riachos degradados. São objetivos específicos: relacionar a proposta metodológica das Situações de Estudo à Educação Ambiental; refletir sobre a preservação dos riachos na perspectiva da Educação Ambiental na escola. A técnica metodológica empregada nesta pesquisa consiste em uma revisão bibliográfica com intuito de obter informações sistematizadas, sintetizadas e reelaboradas a partir de reflexões críticas dos autores e construir (ou reconstruir) ideias criando um arcabouço teórico capaz de sustentar ou subsidiar abordagens dos riachos degradados nas escolas sob o enfoque da Educação Ambiental e a estratégia de ensino das Situações de Estudo. A Educação Ambiental na escola é um veículo dialógico para os estudantes conscientizarem-se, por suas vivências individuais e coletivas, da importância de preservação dos cursos d’água e da adoção de medidas mitigatórias aos impactos antrópicos negativos dos riachos brasileiros, enquanto as Situações de Estudo são uma metodologia adequada à sensibilização dos sujeitos porque trabalham com conhecimentos específicos aliados às questões sociais, contextualizando assim as propostas de ensino à realidade de cada escola.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ARAÚJO, M. C. P. A Educação Ambiental e a formação da consciência dos sujeitos. In: ZAKRZEVSKI, S. B & BARCELOS, V. (org.). Educação ambiental e compromisso social: pensamentos e ações. Erechim: Edifapes, 2004, p. 183-192.

ARMOND, N. B.; MORELLI, R. C. B.; SARAIVA, F.; BRANDÃO, R. & AFONSO, A. Análises da dinâmica fluvial do rio Imboaçu – São Gonçalo – RJ – Brasil: reflexões sobre educação ambiental. In: Anais do II Simpósio de Recursos Hídricos do Sul-Sudeste. Rio de Janeiro – RJ: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, de 12 a 17 de outubro de 2008.

BARCHI, R. Uma Educação Ambiental libertária. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 22, p. 69-85, 2009.

BERTO, R. M. V. S.; NAKANO, D. N. Metodologia da pesquisa e a Engenharia de Produção. In: Anais do XVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção – ENEGEP e IV International Congress of Industrial Engineering – ICIE, Niterói – RJ, UFF / ABEPRO, outubro de 1998.

BLANK, D. M. P.; HOMRICH, I. G. N. & ASSIS, S. V. O gerenciamento dos recursos hídricos à luz do ecodesenvolvimento. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 20, p. 53-62, jan./jun.2008.

BRASIL. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. CONSULTORIA JURÍDICA. Legislação Ambiental Básica. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, UNESCO, 350p. 2008.

CAVALHEIRO, L. W. & FERREIRA, F. W. A ictiofauna do Arroio Campus, Ijuí – RS: diversidade e recursos alimentares. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí – RS, 2009.

CENCI, D. R. & KÄSSMAYER, K. O Direito Ambiental na sociedade de risco e o conceito de justiça ambiental. In: Anais do IV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS), Brasília - Distrito Federal, 4 a 6 de junho de 2008.

CENCI, D. R.; ROESLER, D. A. & PROSSER, E. M. S. A crise da modernidade e a ética da vida na relação homem-natureza. In: Anais do 1º Seminário sobre Sustentabilidade, UNIFAE, Português, Centro

Universitário Franciscano do Paraná, Curitiba – PR, Brasil, 2006.

COMIS, R.; VIEIRA, D. P.; PICAVÊA J. P.; QUEROL, E. & QUEROL, M. V. M. Atividades de educação ambiental visando a melhoria da qualidade de vida da população do CEANE, em Uruguaiana, RS - prevenção das zoonoses e doenças transmitidas pela água não tratada. Revista Educação Ambiental em Ação, nº 11, 2005.

ESTEVES, K. E. & ARANHA, J. M. R. Ecologia trófica de peixes de riachos. In. CARAMASCHI, E. P.; MAZZONI, R. & PERES-NETO, P. R. (Eds.). Ecologia de peixes de riachos. Oecologia Brasiliensis. PPGE-UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil, v. 6, p. 157-182, 1999.

FAUNDEZ, A. & FREIRE, P. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FELIPE, T. R. A. & SÚAREZ, Y. R. Caracterização e influência dos fatores ambientais nas comunidades de peixes de riachos em duas microbacias urbanas, Alto Rio Paraná. Biota Neotropica, v. 10, n. 2, p. 143-151, 2010.

FREIRE, P. & SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

GADOTTI, M. Saber aprender: um olhar sobre Paulo Freire e as perspectivas atuais da educação. In: LINHARES, C. & TRINDADE, M. N. (Org.) Compartilhando o mundo com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2003.

GIPEC/UNIJUÍ. Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências/ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Geração e gerenciamento dos resíduos sólidos provenientes das atividades humanas. Ijuí: UNIJUÍ, 2003.

HIGUCHI, M. I. G. & AZEVEDO, G. C. Educação como processo na construção da cidadania ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, Brasília, v. 0, p. 63-70, 2004.

JACOBI, P. R. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 002, p. 233-250, 2005.

MALDANER, O. A. & ZANON, L. B. Situação de estudo: uma organização do ensino que extrapola a formação disciplinar em ciências. Revista Espaço da Escola, UNIJUÍ, v, 11, n. 41, p. 45–60, 2001.

MARCONDES, D. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

MORAES, D. S. L. & JORDÃO, B. Q. Degradação de recursos hídricos e seus efeitos sobre a saúde humana. Revista Saúde Pública, v. 36, n. 3, p. 370-374, 2002.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MUSETTI, R. A. Direito ambiental e ciências ambientais: integração responsável. Revista CEJ, Brasília, v. 35, p. 58-61, out./dez. 2006.

NARCIZO, K. R. S. Uma análise sobre a importância de trabalhar educação ambiental nas escolas. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 22, p. 86-94, 2009.

OLIVEIRA, D. C. & BENNEMANN, S. T. Ictiofauna, recursos alimentares e relações com as interferências antrópicas em um riacho urbano no sul do Brasil. Biota Neotropica, v. 5, n. 1, p. 01-13, 2005.

REZENDE, C. N. V.; SILVA, S. L. C. & SILVEIRA, T. C. Percepção ambiental e a prática docente nas escolas do meio rural do município de Itapetinga-BA. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 23, p. 493-514, 2009.

RODRIGUES, I. O. F. & FREIXO, A. A. Representações e práticas de educação ambiental em uma escola pública do município de Feira de Santana (BA): subsídios para a ambientalização do currículo escolar.

Revista Brasileira de Educação Ambiental, Brasília, v. 4, p. 99-106, 2009.

RIBEIRO, J. L. D. Diretrizes para elaboração do Referencial Teórico e Organização de Textos Científicos. In: Anais do Seminário de Pesquisa II, Porto Alegre – RS, PPGEP / UFRGS, abril de 2007.

SANTOS, C. R. & REIS, R. S. Avaliação do grau de poluição do riacho Cruz das Almas e suas implicações na balneabilidade da praia. In: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, trabalhos técnicos, Rio de Janeiro, ABES, 13p. Apresentação: Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 19ª Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, Foz do Iguaçu, PR, 14-19 set. 1997.

SILVA, F. J. A. Indisponibilidade de esgotamento sanitário e a poluição dos cursos de água. Revista Tecnologia, Fortaleza, v. 14, p. 09-16, dez. 1993.

SILVA, P. R. F. G. Indicadores ambientais do complexo hídrico Papicu/Maceió, Fortaleza-Ceará. 76f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.

SOUZA, D. V. & SANTOS, L. C. A. Avaliação geoambiental de Imperatriz – MA: o caso do Riacho do Meio. In: Anais do VI Simpósio Nacional de Geomorfologia – Geomorfologia tropical e subtropical: processos, métodos e técnicas. Organização: União da Geomorfologia Brasileira e International Association of Geomorphologists. 2006.

TEIXEIRA, T. P.; PINTO, B. C. T.; TERRA, B. F.; ESTILIANO, E. O.; GARCIA, D. & ARAÚJO, F. G. Diversidade das assembléias de peixes nas quatro unidades geográficas do rio Paraíba do Sul. Iheringia, Ser. Zool., Porto Alegre, v. 95, n. 4, p. 347-357, 2005.

TERRES, C. A. & MÜLLER, M. M. L. Proposta de recuperação de área degradada às margens do Arroio do Engenho na Vila Concórdia, Guarapuava – PR. Revista Eletrônica Lato Sensu, UNICENTRO, v. 5, p. 2-17, 2008.

ZUQUIM, F. A.; FONSECA, A. R. & CORGOZINHO, B. M. S. Educação Ambiental no ensino médio: conhecimentos, vivências e obstáculos. Revista Educação Ambiental em Ação. v. 33, 2010.

Téléchargements

Publié-e

2012-01-23

Comment citer

Cavalheiro, L. W., & Nishijima, T. (2012). UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REFLEXIVA SOBRE A ABORDAGEM DOS RIACHOS DEGRADADOS NA ESCOLA SOB A PERSPECTIVA DAS SITUAÇÕES DE ESTUDO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 5(5), 658–669. https://doi.org/10.5902/223611704049

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s